EFEITOS DA TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA NO MANEJO DE LESÕES BUCAIS DE ORIGEM VIRAL

Autores

  • Michele Rosas Couto Costa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Marlene Xavier de Andrade Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Marcelo Victor Coelho Marques Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Maurício Ferreira de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Julianna de Freitas Ferreira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Júlia dos Santos Vianna Néri Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anildo Alves de Brito Júnior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Juliana Borges de Lima Dantas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2011

Palavras-chave:

Fotoinativação, Agentes Fotossensibilizantes, Cavidade Oral, Infecções Virais

Resumo

Introdução: A cavidade oral é considerada um reservatório de microrganismos para contágio e um sistema aberto para contaminação, estando suscetível a manifestar uma diversidade de lesões. As infecções de origem viral, tais como, Herpes Simples, Herpes-zóster, Citomegalovírus (CMV) e lesões por COVID-19 fazem parte do grupo de infecções que podem acometer a cavidade oral, requerendo uma cuidadosa abordagem terapêutica. A Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (PDT) é considerada uma alternativa viável para o tratamento das lesões, promovendo efeitos antimicrobianos, analgésicos, anti-inflamatórios, biomoduladores, cicatricial, além de ser uma ferramenta conservadora, segura e não farmacológica.


Objetivo: Analisar os benefícios da PDT para o manejo de lesões bucais de origem viral.

Método: Trata-se de uma revisão integrativa e descritiva da literatura, com abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: artigos científicos referentes à temática desejada, publicados em português e inglês e sem período definido de publicação. A busca eletrônica se deu entre o período de março a abril de 2023, através das seguintes plataformas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), PubMed e Google Acadêmico. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: “Laser Therapy”, “Photosensitizing Agents”, “Oral Cavity” e “Viral Infections” e o operador booleano escolhido para o cruzamento dos descritores foi “AND”.

Resultados: Foram incluídos um total de 10 artigos para o presente estudo. A PDT baseia-se na aplicação de uma fonte de luz associada a um agente fotossensibilizador biologicamente seguro e com baixa toxicidade, como o azul de metileno e o azul de toluidina. A terapia interage com o oxigênio formando radicais livres que provocam danos as células microbianas e, consequentemente, a sua morte. A literatura evidencia que, em lesões de Herpes Simples, caracterizadas por dor, eritema, pápulas, vesículas, pústulas, úlceras e crosta, após a irradiação com laser e aplicação do fotossensibilizador, houve redução dos sinais e sintomas e rápido processo de reparação. Em lesões de Herpes Zóster, caracterizadas por vesículas branco-opacas facialmente rompidas, a PDT provocou a diminuição da carga viral, com consequente eliminação dos microrganismos. O CMV, por sua vez, tem o potencial de gerar feridas ulceradas circundadas por halo eritematoso, envolvendo especialmente mucosa labial, palato mole e língua. O protocolo da PDT em lesões de CMV gerou a diminuição das feridas, alívio da dor e completa cicatrização no quinto dia. Em pacientes com lesões em cavidade oral associadas à Covid-19 a PDT conferiu analgesia e remissão das lesões em menos de sete dias.

Conclusão: A utilização da PDT no tratamento das lesões bucais de origem viral possui efeitos promissores, com excelentes resultados terapêuticos. No entanto, mais estudos clínicos são necessários, visando o estabelecimento de protocolos que incluam os diferentes fotossensibilizadores.

Descritores: Fotoinativação; Agentes Fotossensibilizantes; Cavidade Oral; Infecções Virais.

Eixo temático: Ciências da saúde.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Rosas Couto Costa , M., Xavier de Andrade , M., Victor Coelho Marques, M., Ferreira de Souza , M., Freitas Ferreira, J., Santos Vianna Néri, J., Alves de Brito Júnior , A., & Borges de Lima Dantas, J. (2023). EFEITOS DA TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA NO MANEJO DE LESÕES BUCAIS DE ORIGEM VIRAL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2011. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2011