EMPREGO DA FOTOBIOMODULAÇÃO LASER NA CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERAS DE ORIGEM TRAUMÁTICA EM CAVIDADE ORAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2004Palavras-chave:
Terapia Laser, Cicatrização, Ferida CirúrgicaResumo
Introdução: A descontinuidade de um tecido resulta no surgimento de uma ferida. A cicatrização tecidual é um processo que envolve uma série de eventos complexos, o que inclui a coagulação, inflamação, formação de tecido de granulação e síntese de nova matriz extracelular, com consequente remodelação tecidual. O LASER, que provém do acrônimo “Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação” é um dispositivo tecnológico amplamente utilizado na prática clínica odontológica, pois apresenta inúmeros efeitos biológicos. A fotobiomodulação laser (FBML) tem como princípio o uso do laser de baixa potência (LBP) e trata-se de uma técnica minimamente invasiva, com ação analgésica e anti-inflamatória, além de acelerar o reparo tecidual através de mecanismos que atuam em células específicas do organismo, através da neoangiogênese, revascularização e repopulação celular.
Objetivo: Analisar os efeitos benéficos da FBML no processo de cicatrização de úlceras de origem traumática em cavidade oral.
Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, mediante uma busca na literatura, classificado como revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: artigos referentes à temática desejada, redigidos na língua inglesa e portuguesa e sem período definido de publicação. A busca eletrônica ocorreu nas respectivas bases: PubMed, Scielo, BVS, além da livre busca, no período de março de 2023. As palavras-chave adotadas foram encontradas através dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), a saber: “Terapia laser”, “Cicatrização” e “Ferida cirúrgica”, em que o operador booleano “AND” foi utilizado para o cruzamento dos descritores.
Resultados: Um total de 9 estudos foram selecionados para o presente trabalho e os resultados demonstraram que a fotobiomodulação através do LBP foi capaz de acelerar a cicatrização tecidual, em especial, na cavidade oral. A FBML demonstrou inúmeros benefícios nas três fases do processo de reparação tecidual. Seus efeitos consistem na vasodilatação, com melhora do fluxo sanguíneo e migração de células imunes para o tecido afetado, bem como na ativação de fibroblastos e consequente formação de matriz colagênica, além de neoangiogênese e formação de novo tecido no local afetado. Com base na sua estimulação biológica e regenerativa, possui a capacidade de restaurar a descontinuidade tecidual, sendo apresentado como uma alternativa eficaz para o tratamento de ferida cirúrgica em cavidade oral. Em um estudo experimental em modelo animal, este dispositivo foi capaz de reduzir a reação inflamatória após realização de úlcera traumática padronizada em cavidade oral, através da aceleração dos eventos biológicos responsáveis pelo processo cicatricial, com destaque para a formação de novas fibras colágenas e neoangiogênese na aérea lesada em relação ao grupo controle.
Conclusão: A FBML se mostrou eficaz no tratamento de úlceras de origem traumática em cavidade oral, pois acelerou o processo de cicatrização.
Descritores: Terapia Laser, Cicatrização, Ferida Cirúrgica.
Eixo temático: Ciências da saúde.