MANIFESTAÇÕES BUCAIS PRIMÁRIAS DA SÍNDROME DE BEHÇET: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tauana de Morais Santos Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Michele Rosas Couto Costa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Taliane Lomba Dias Julião Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Maria Maria Moreira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Maurício Ferreira de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anildo Alves de Brito Júnior Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Juliana Borges de Lima Dantas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Júlia dos Santos Vianna Néri Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2002

Palavras-chave:

Síndrome de Behçet, Odontologia, Manifestações Orais

Resumo

Introdução: A Síndrome de Behçet (SB) é definida como uma doença autoimune de etiologia desconhecida, caracterizando-se como uma inflamação multissistêmica de acometimento vascular e neurológico. É tipicamente caracterizada por manifestações clínicas como úlceras orais recorrentes, com bordas bem definidas e formato oval, geralmente dolorosas e circundadas por uma área eritematosa. As úlceras aftosas orais correspondem a primeira apresentação da doença em 47% a 86% dos casos. Levando em consideração que as primeiras manifestações estão localizadas na cavidade oral, o Cirurgião-Dentista deve estar atento para realizar o diagnóstico precoce.


Objetivo: Identificar as manifestações orais em pacientes portadores da SB, e o papel do Cirurgião-Dentista no diagnóstico precoce e possíveis tratamentos para o controle das manifestações bucais associadas.

Método: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido através de uma revisão integrativa da literatura, mediante uma abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão empregados foram artigos científicos pertinentes à temática proposta, divulgados na língua portuguesa e inglesa e publicados entre os anos de 2019 a 2023. A busca de dados se deu entre o período de março a abril de 2023. A princípio, foi efetuado um levantamento da temática proposta, por meio de pesquisa em ambientes virtuais, nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Google Scholar. Os descritores DeCS/MeSH utilizados durante a busca literária foram “Behçet Syndrome Dentistry” e Behçet Syndrome Oral manifestations” através do cruzamento pelo operador booleano “AND”.

Resultados: A amostra final foi composta por um total de 8 artigos. De acordo com a literatura, as manifestações orais, na maioria das vezes, são os primeiros sinais da presença da SB. São caractizadas por úlceras recorrentes, apresentando-se com formato redondo e bordas bem definidas, com sintomatologia dolorosa e circundadas por uma área eritematosa, que podem persistir por um longo período. Os estudos apontaram um grande percentual de lesões orais sintomáticas em pacientes portadores da SB. Os pacientes já diagnosticados com SB tiveram o acompanhamento do Cirurgião-Dentista e obtiveram a supressão precoce da inflamação, controle dos sintomas, e a prevenção de lesão de orgãos secundários. Um estudo comparativo avaliou dois determinados grupos de indivíduos, no qual apresentaram uma frequência de 95% de aftas recorrentes como um diferencial significativo em relação ao grupo de controle, e a saúde periodontal foi mais prejudicada em pacientes portadores da SB do que em indivíduos sem SB. Além disso, os indivíduos com SB tinham uma condição de higiene bucal precária comparada aos controles, devido a episódios dolorosos ocasionados pela ulceração na mucosa oral. Portanto, após tratamento odontológico profissional, visando a eliminação de processos infecciosos dentais e periodontais, ou depois da injeção de extratos intradérmicos de streptococos, houve a diminuição da recorrência das ulcerações em mucosa oral.

Conclusão: O correto manejo do Cirurgião-Dentista frente as manifestações orais da SB demostrou eficácia no diagnóstico precoce das lesões bucais e no tratamento das mesmas, aliviando a sintomatologia dolorosa, agindo na inflamação, cicatrização de úlceras e devolvendo a saúde periodontal do paciente.

Descritores: Síndrome de Behçet; Odontologia; Manifestações Orais.
Eixo temático: Ciências da saúde.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Morais Santos Souza, T., Rosas Couto Costa , M., Lomba Dias Julião , T., Maria Moreira, M., Ferreira de Souza , M., Alves de Brito Júnior, A., Borges de Lima Dantas, J., & Santos Vianna Néri, J. (2023). MANIFESTAÇÕES BUCAIS PRIMÁRIAS DA SÍNDROME DE BEHÇET: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Formadores, 20(Suplementar), e2002. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2002