ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS PUBLICAÇÕES DO PERIODO DE 2012 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1985Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Funções Executivas, InfânciaResumo
Introdução: As Funções Executivas (FE) se definem como um grupo de capacidades que possibilitam a realização de múltiplas tarefas. Podem ser divididas em 3 principais competências: Controle Inibitório; Memória Operacional e Flexibilidade cognitiva. Este artigo volta-se para o estudo do desenvolvimento dessas funções na infância, para isto será realizada uma revisão integrativa de publicações indexadas nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BVsalud (Biblioteca Virtual em Saúde) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações)
Objetivo: Levantar os estudos brasileiros publicados entre 2012 e 2022 sobre as Funções Executivas em crianças.
Método: Será realizada uma revisão integrativa de publicações indexadas nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BVsalud (Biblioteca Virtual em Saúde) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) a partir das palavras-chave: Crianças; Funções Executivas.
Resultados (esperados / parciais): Esta pesquisa intenciona apresentar a distribuição dos resultados em gráficos e tabelas que sistematizem as publicações por ano, áreas de pesquisa e abordagens metodológicas. Além disso, espera-se também contribuir para a compreensão e o debate sobre o desempenho das funções executivas em crianças.
Descritores: Desenvolvimento Humano; Funções Executivas; Infância.
Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.