RELAÇÕES ENTRE A NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL E O PNAE

Autores

  • Letícia Andrade de Almeida Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Rillary Almeida Soares Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Raquel de Oliveira Xavier Ricarte Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1866

Palavras-chave:

Desenvolvimento Escolar, Nutrição Comportamental, PNAE

Resumo

Introdução: A nutrição comportamental está presente em todas as fases da vida, e extrapola a ação de apenas nutrir-se, de ter prazer e bem-estar no ato de alimentar-se. É uma forma “simbólica” de relacionar os sentimentos a alimentação, podendo essa relação ser positiva ou não. A nutrição comportamental reflete-se a partir do meio social, religioso, familiar, status e memorias afetivas pelas fases da vida, onde têm potencial de repercutir nas escolhas e preferências durante a introdução dos alimentos ao longo do crescimento, desde a infância, e é nessa fase, geralmente, onde os indivíduos começam a se relacionar fora do âmbito familiar. Visto isso, pode-se afirmar que o alimento tem um papel relevante, para além das questões de saúde, a nutrição comportamental está diretamente ligada ao desenvolvimento desse processo de socialização, principalmente no ambiente escolar, que é onde as crianças e adolescentes passam boa parte do seu tempo e conseguem ter contato com a diversidade, e isso gera impactos no processo estudantil das crianças. O desempenho escolar é influenciado por diversos fatores e a alimentação é um ponto relevante, principalmente quando se fala de crianças em fase de crescimento intelectual e físico, visando abranger, também esse fator, o Brasil criou um programa nacional de alimentação escolar (PNAE), que “oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública”.

Objetivo: Relacionar a nutrição comportamental com o Plano Nacional de Alimentação Escolar.

Método: Este estudo foi orientado pela professora Raquel de Oliveira Xavier Ricarte, o mesmo tem uma abordagem qualitativa e será realizado utilizando a metodologia expositiva, a partir de análises bibliográficas, relacionando-as com o PNAE. A seleção dos documentos será feita por meio de pesquisas em sites acadêmicos, como: Scielo e Google acadêmico. Os descritores serão: PNAE e nutrição comportamental, nutrição comportamental e a escola. A seleção será feita partindo da leitura dos resumos dos artigos científicos encontrados, o critério a ser aplicado para seleção é essencialmente o artigo abordar, analisar ou descrever as relações entre a nutrição comportamental e o PNAE, após selecionados ocorrerá a leitura minuciosa de cada um.

Resultados (esperados / parciais): Após a análise bibliográfica, espera-se que seja possível evidenciar a relação entre a nutrição comportamental e o PNAE, destacando a importância da alimentação para o ambiente escolar e o desempenho acadêmico e social dos alunos.

Descritores: Nutrição Comportamental, PNAE, Desenvolvimento Escolar.

Eixo temático: Ciências humanas.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Andrade de Almeida , L., Rillary Almeida Soares, R., & Oliveira Xavier Ricarte, R. (2023). RELAÇÕES ENTRE A NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL E O PNAE. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1866. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1866