JOGOS PEDAGOGICOS E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1816Palavras-chave:
Jogo, Inclusão, BraileResumo
Ao longo do tempo, os jogos pedagógicos têm se tornado um meio viável para o desenvolvimento cognitivo e motora dos indivíduos. Percebe-se que, com a introdução desse método os estudantes têm tido um melhor desempenho na aprendizagem em sala de aula. Por tanto, é notável que esses jogos têm sido de grande importância para as instituições de ensino.
De acordo com [1] “quando se pensa nas crianças fazendo o uso dos jogos, logo vem na mente todas elas unidas e interagindo umas com as outras.” No entanto, existe uma grande diversidade de indivíduos em sala de aula e isso faz com que a realidade muitas das vezes seja totalmente diferente, fazendo com que aconteça uma exclusão social entre eles. É por isso que, é necessário que o educador aborde a importância da inclusão social no meio de ensino.
O lúdico é um método de ensino, tornando o aprendizado significativo e de qualidade. Integrar o lúdico às práticas escolares é uma tarefa difícil, mas reconhece que essas práticas contribuem com o processo para formação humana divertida, reflexiva e básica para a efetiva construção do conhecimento.
Por meio da ludicidade os alunos despertam o desejo pelo aprender, e desenvolve a sua própria personalidade ao mesmo tempo em que criam conceitos de socialização e relações lógicas que são mais importantes para o desenvolvimento pessoal e social. Sendo assim, [2] “a criança que brinca em liberdade, sobre o uso de seus recursos cognitivos para resolver os problemas que surgem no brinquedo, sem dúvida alguma chegará ao pensamento lógico de que necessita para aprender a ler, escrever e contar.”
Em consequência disso, os jogos visam levar uma transcendência e compreensão da inclusão social no ambiente escolar. Por isso, é necessário que esses jogos sejam voltados para a diversidade encontradas em sala, como por exemplo as crianças com autismo, deficiência visual, cadeirantes e entre outros.
Por fim, este artigo tem como objetivo central: demonstrar a importância dos jogos pedagógicos inclusivos nas instituições de ensino e levar o indivíduo a se tornar um ser que respeite a diversidade no seu meio social.