A ORAÇÃO COMO FACILITADORA DE HABILIDADES SOCIAIS: PRODUTO EDUCATIVO NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Autores

  • Deise dos Santos Cassula Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Natalia de Lima Pereira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Antonio Cleferson Moreira Nascimento Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Kaike Vinícius José de Oliveira Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Iêda Vieira Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Joice Almeida Mendes Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Raquel Cristina Silva de Jesus Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Adriene Portela Prado Corrêa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Clacir Virmes Jr. Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Anselmo Cordeiro de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1807

Palavras-chave:

Oração, Habilidades Sociais, Adolescentes, Promoção da saúde

Resumo

No artigo Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção, escrito por Luciana Carla dos Santos Elias (2016), ela conclui dizendo. “De modo geral, os resultados produzidos pelos programas de intervenção desenvolvidos no cenário brasileiro e internacional têm apontado o amplo espectro de efeitos positivos que o treinamento em HS pode promover no desenvolvimento infantil. Por fim os resultados deste estudo apontam para a importância de elaborar e implantar ações de caráter universal, visando ao aumento e à promoção do repertório de HS e à diminuição de problemas de comportamento no contexto escolar.”

Para avaliação e intervenção com estudantes, as habilidades sociais que se mostram mais relevantes para investigação e análise são: (a) falar em público (apresentação de seminários, responder a perguntas do professor, fazer comentários ou dar recados em sala de aula, falar com autoridade, reclamar com o professor sobre notas e avaliações, trabalhar em grupo: ouvir, concordar/ discordar, lidar com críticas, negociar, argumentar, perguntar, responder a perguntas). Assim, explicita-se negociar enquanto um comportamento na interação social em que ambos os interlocutores precisarão expressar suas opiniões sobre determinado assunto ou problema e então ambos cederem em algo, de forma a encontrar uma solução que agrade aos dois; (b) lidar com relacionamentos amorosos; aproximar-se de alguém para relação amorosa, manter ou terminar relacionamentos (Boas, Silveira & Bolsoni-Silva, 2005; Del Prette & Del Prette, 2003; Del Prette et alii, 2004; Del Prette, Del Prette & Barreto, 1999); e (c) interagir com familiares: expressar afeto, lidar com críticas, comunicar-se (Bandeira & Quaglia, 2005).

 O ser humano busca significado para sua existência na relação com Deus, com o próximo e com o mundo. Nessa experiência tem-se então uma visão articulada e harmônica da natureza, da sociedade e de si mesmo, que resulta em atitudes de caráter “heurístico”, em valores coerentes com os próprios comportamentos, em “experiência cristalizada em atitudes”, em integração e convivência com os outros. Em outras palavras, a experiência religiosa é concludente, se manifesta no viver e não na busca da satisfação de desejos ou necessidades materiais. Nesse aspecto, a experiência religiosa como o resultado de uma atitude pessoal, de uma consciência transformada na experiência do “numinoso”, termo usado por Otto (2007, p. 180) e que significa uma espécie de efeito dinâmico, independente da vontade, motivado pela fé, que leva à confiança e à lealdade na “potência” (ou transcendente) – a busca pelo sentido numa relação individual direta com o Sagrado. 

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Santos Cassula , D., Lima Pereira, N., Cleferson Moreira Nascimento, A., Vinícius José de Oliveira Souza, K., Vieira Silva, I., Almeida Mendes, J., Cristina Silva de Jesus, R., Portela Prado Corrêa, A., Virmes Jr., C., & Cordeiro de Souza, A. (2023). A ORAÇÃO COMO FACILITADORA DE HABILIDADES SOCIAIS: PRODUTO EDUCATIVO NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1807. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1807

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências Humanas - Produção Técnica e Tecnológica (resumo expandido)