HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS NO TRABALHO DOCENTE: UM PRODUTO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1794Palavras-chave:
Habilidades sociais, Professores, Práticas ReligiosasResumo
Na história humana, o trabalho sempre faz parte da trajetória de vida. Adão teve por expiação trabalhar para ganhar o pão com o suor do seu próprio rosto, como vemos no livro de “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que formes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e aos tornarás” Gênesis 3:19. A partir desse momento, ao analisar a história do mundo é possível perceber que em todos os aspectos o trabalho se faz necessário para a sobrevivência humana,
Em Mateus 23:11-12, Jesus afirma: "O maior entre vocês deverá ser servo. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Desse modo, a Bíblia mostra que, no ambiente de trabalho, a humildade e o serviço ao próximo podem ajudar o ser humano a ser mais efetivo e a alcançar o sucesso de forma saudável e justa. Rocha e Sarriera (2006) comentam que quando as pessoas têm hábitos religiosos elas possuem uma saúde geral melhor e menos desconfiança de seu desempenho do que pessoas não praticantes.
É válido destacar que habilidades sociais têm grande influência na vida de cada indivíduo, tanto em suas relações interpessoais. De acordo com pesquisas realizadas por Del Prette e Del Prette (2010), às habilidades sociais são comportamentos sociais divididos em classes e subclasses, utilizados pelo indivíduo para lidar com as demandas das relações interpessoais. Não exercer habilidades sociais, prejudica a qualidade de vida, a saúde mental e dificulta os relacionamentos interpessoais, o que por sua vez impacta o desempenho do profissional, porque não ter bons relacionamentos interpessoais piora a produtividade (COLOMBO e PRATI, 2014).