PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA ADOLESCENTES DURANTE O NAMORO: PRODUTO EDUCATIVO EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1793Palavras-chave:
Habilidades Sociais, Empatia, Namoro, AdolescenteResumo
A adolescência é um período crítico de transição, mas é também a fase principal no desenvolvimento e construção das Habilidades Sociais (HS) de um perfil emocional, físico e de saúde. Além disso, ter um bom repertório de HS é um conhecido fator protetor para problemas de saúde (MAGALHÃES et al., 2021).
As habilidades sociais, ou a falta delas, podem desempenhar um papel no surgimento de problemas internalizantes e externalizantes, cristalizando-se como fatores de proteção e risco. Em outras palavras, as habilidades sociais são acionadas em contextos interpessoais para expressar sentimentos, atitudes, opiniões e demandas de forma adequada ao contexto, respeitando essas mesmas condutas nos outros (SALAVERA, USÁN, 2021). Logo, é natural que essas habilidades interpessoais sejam desejáveis no contexto de relacionamentos afetivos amorosos, tal como no namoro. Destaca-se, que Weaver, Koenig e Larson (1997) apontam vários estudos que mostram a associação entre envolvimento religioso e redução de comportamentos de risco para o casamento, expectativas positivas com relação à família, ajustamento e satisfação conjugais, minimização de conflitos e aumento da tolerância.
Sublinha-se ainda, que Scott e Cantarelli (2004) ao investigarem, entre os jovens de classes populares, o lazer, a religiosidade e a aquisição de conhecimentos, referiram-se brevemente ao namoro de jovens presbiterianos e assembleianos. No caso da Assembléia de Deus, o fato de toda a diversão estar ligada à própria Igreja possibilitaria o surgimento de namoros entre seus membros. Embora fosse unânime o ideal de namorar pessoas da mesma religião, a fim de que se evitassem conflitos religiosos, no caso desses jovens, o namoro não estava restrito aos grupos religiosos.