PRODUTO TÉCNICO “ADOLEDENTES”: PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL ENTRE ADOLESCENTES DE COMUNIDADES DE FÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1712

Resumo

 

A educação em saúde faz se imperiosa no contexto epistêmico, pois perpetua ações que desenvolvem saúde ao paciente no todo, portanto educação em saúde muda a vida do indivíduo a curto e a longo prazo em diversos fatores imprescindíveis para uma vivência normal. Viver adequadamente respeitando as leis da saúde, e as leis de Deus, é um fator fundamental para viver bem, pois isso é um caminho que leva a cura e proporciona uma melhor qualidade de vida ao individuo (1).

A bíblia se refere ao corpo humano como sendo o templo do Espírito Santo, morada de Deus. No entanto Deus deseja habitar em um lugar limpo e asseado. Sendo o corpo um conjunto de vários órgãos, cuidar de um é cuidar de todos, e negligenciar um é negligenciar todos. Portanto faz-se necessário o cuidado completo do corpo humano inclusive a higiene oral (2).

As práticas religiosas tem ligação direta e indireta com as boas práticas de saúde bucal, pois visam o cuidado do corpo como uma parte essencial para o bem estar e cuidado espiritual, pois bons profissionais buscam tratar do seu paciente de corpo e espírito, é fundamental que o paciente tenha uma experiência agradável, através das práticas religiosas no meio de trabalho que propicie uma conexão com Deus de uma forma tão leve e saudável que o paciente se sinta bem toda vez que for comparecer em um novo atendimento (3,4).

A adolescência é uma das fases mais desafiadoras da vida, em que o adolescente mais enxerga suas imperfeições e mudanças corporais. Portanto, faz-se necessário o acompanhamento adequado para que possa aprender a cuidar do seu corpo. A espiritualidade está relacionada com o bem estar mental, visto que ela influencia na percepção do indivíduo sobre mundo. Dessa forma, uma boa saúde mental pode impactar significativamente a relação que o indivíduo tem consigo mesmo e com seu corpo, levando a consequências nos hábitos diários de saúde. Contudo, a falta de conexão entre o trabalho dos profissionais de saúde e de educação pode dificultar as ações de educação em saúde, visto que o desenvolvimento intelectual está atrelado ao bem estar físico.

Biografia do Autor

Moisés Alves Santos Júnior, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Isaque Nycolas Azevedo Silva, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Kelly Ferreira de Souza, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Josué Costa Rodrigues, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Anatércia da Rélia Emídio Jamice Arrone, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Myllena Miranda Silva, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Tiago José Silva Oliveira, Faculdade Adventista da Bahia

 

 

Anselmo Cordeiro de Souza, Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia - Faculdade Adventista da Bahia (SALT-FADBA)

 

 

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Alves Santos Júnior, M., Azevedo Silva, I. N., Ferreira de Souza, K., Costa Rodrigues, J., da Rélia Emídio Jamice Arrone, A., Miranda Silva, M., Silva Oliveira, T. J., & Cordeiro de Souza, A. (2023). PRODUTO TÉCNICO “ADOLEDENTES”: PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL ENTRE ADOLESCENTES DE COMUNIDADES DE FÉ. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1712. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1712

Edição

Seção

V COSUDI - Ciências da Saúde - Produção Técnica e Tecnológica (resumo expandido)