HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO PRODUTO EDUCATIVO: UMA ABORDAGEM PROMOTORA DA SAÚDE ORAL EM COMUNIDADES DE FÉ
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1709Resumo
A saúde em geral é influenciada por diversos fatores, desde sociais, econômicos até mesmo religiosos. No contexto da saúde bucal, os fatores que influenciam nos cuidados odontológicos podem sofrer alterações mediante o cenário religioso que o indivíduo está inserido e as suas determinadas práticas religiosas. Embora seja uma abordagem incomum, as práticas religiosas e os cuidados odontológicos podem estar conectados.
A ética cristã é quando os indivíduos buscam viver sob os ensinamentos de Jesus, guardar os mandamentos, viver de acordo com as regras corretas de conduta proclamadas por sua religião, pois acreditam que foram instituídas por Deus e precisam ser seguidas. Esses princípios de saúde influenciam positivamente no corpo humano como um todo, em 1Co. 6:9 diz: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?” sendo assim, o corpo é um espaço destinado aos anseios de Deus, por isso é imprescindível o cuidado com ele.
Esse trabalho tem o objetivo de correlacionar à teologia com saúde bucal, destacando a importância da metodologia teológica na prática de higiene bucal. Para isso foi formulada a seguinte pergunta de pesquisa, “De que forma os princípios éticos cristãos podem orientar a prática odontológica e o cuidado com os pacientes?”.