“DR. DENTE EM COMUNIDADE SORRIDENTE”: TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE ORAL DE COMUNIDADES VULNERÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1706Resumo
O voluntariado deve visar sempre a solidariedade humana, onde há um estímulo de atividades coletivas e humanizadas. Desta forma, o trabalho voluntário tem sua grande participação na promoção a saúde por meio de pessoas solidárias que se dispõem a ajudar comunidades que mais necessitam, usando seus conhecimentos e habilidades na área da saúde (1).
A bíblia sagrada trás diversas histórias e relatos de pessoas que se dispuseram a servir ao próximo sem esperar nada em troca, como um exemplo de serviço, doação e empatia, levando o bem-estar físico, mental e espiritual. O ato de servir promove melhoramento da qualidade não apenas de quem recebe o favor, mas também de quem o faz. Como diz as escrituras sagradas, mais felizes são aqueles que dão do que aqueles que recebem. Afinal, a vida só vale a pena ser vivida se puder fazer algo em benefício do outro (2,3).
Estudos indicam que cuidar das necessidades do outro, pode ser uma das estratégias para prevenir e tratar doenças emocionais, tais como depressão e ansiedade. Ou seja, promover a cura é também uma forma de alcançar a cura e assim ocasionar mais positividade que custos na vida do envolvido (4).
Portanto, as tecnologias da informação podem ser uma importante ferramenta no desenvolvimento de produtos educativos para conscientizar a comunidade sobre a importância de desenvolver e participar de projetos voluntários que visam a promoção a saúde bucal da população em comunidades com elevados indicadores de vulnerabilidade.