FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.1685Resumo
Neste artigo, discutimos acerca da formação e construção da identidade do docente universitário, por intermédio da revisão de literatura. Para tanto, ao apresentar o estudo desta revisão, o intuito é compreender como se desenvolve o processo de construção e formação deste docente. Ao transitar pelos processos identitários da docência, percebemos que a identidade profissional docente é marcada por um processo que envolve a formação inicial, continuada e a própria experiência, que para Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2000) Tardif (2002) Timm e Abrahão (2015) Moran (2015) Pimenta (2002) a identidade pessoal e profissional é indissociável. Este é, portanto, o resultado de relações tecidas consigo mesmo e com a sociedade, entre o eu e os outros. Durante a revisão, foi consultada a base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) busca feita no intervalo de cinco anos (2017-2022) usando descritores: identidade docente foram encontradas 131 dissertações e 62 teses, com descritor “Formação docente” foram 1.121 dissertações e 537 teses. Aplicando descritor “Ensino universitário” foram encontradas 30 dissertações e 19 teses relacionadas. Portanto, chega-se à conclusão de que a construção da identidade docente não se faz de forma linear, mas no constante desenvolvimento de aprender, explorar, descobrir para construção da identidade profissional. Nessa direção, compreende-se que a identidade docente está relacionada aos fatores coletivos, ao ambiente de socialização, às questões pessoais relacionadas à trajetória de vida e profissional.