O Impacto da Tecnologia da Informação na Gestão de Pequenas Empresas

Autores

  • Jorge Cleber Pereira da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Maria Fernanda Brito do Amaral Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Andersom Lopes Nascimento Universidade da Amazônia - UNAMA e Faculdade Adventista da Amazônia-FAAMA.
  • Iana Celia Felix Carvalho Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Gestão Tecnológica, Pequenas Empresas.

Resumo

A Tecnologia da Informação (TI) está cada vez mais inserida no ambiente empresarial, bem como exige dos gestores e proprietários de pequenas empresas o uso das ferramentas de TI no processo diário. O objetivo do presente artigo é verificar a importância da tecnologia da informação na gestão das pequenas empresas. Para tanto, utilizou-se pesquisa de campo, de caráter quantitativo, realizada com 50 pequenas empresas. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados revelaram que 83,67% das empresas pesquisadas possuíam sistemas de informação e que os mesmos atendiam a 95,12% das necessidades das empresas. Nota-se, desta forma, que as pequenas empresas utilizam sistemas de informação e que estes geram impactos positivos no processo de tomada de decisão das mesmas. Todavia, a pesquisa aponta, também, um quadro de informatização deficiente nas pequenas empresas marcado pela falta de conhecimento acerca do potencial da tecnologia de informação, pouco conhecimento dos recursos que essa tecnologia oferece, falta de treinamento dos usuários e escassez de consultorias preparadas para atender às condições apresentadas por esse mercado.

Biografia do Autor

Jorge Cleber Pereira da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário FACEMA - UniFACEMA. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED. Mestrando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor dos cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis na Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP.

Maria Fernanda Brito do Amaral, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Políticas Públicas interinstituciona pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Dinter. Possui graduação em Esquema I pela Universidade Federal do Piauí (1988), graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí (2000), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (1974), Especialização em Direito Processual (UFPI), Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2004 e Mestrado em Administração em Recursos Humanos e Planejamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano de 1982. Atualmente é professora Doutora Associada I da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Andersom Lopes Nascimento, Universidade da Amazônia - UNAMA e Faculdade Adventista da Amazônia-FAAMA.

Doutorando em Administração pela UNAMA. Mestre em Administração pela UECE. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela FADBA. Graduado em Administração pela FADBA. Avaliador institucional do INEP/MEC (desde 03/08/2018). Atualmente é o Coordenador da CPA na Faculdade Adventista da Amazônia-FAAMA.

Iana Celia Felix Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Bacharel em Administração pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2016). Licencianda em Matemática na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Referências

ADEBANJO, D.; MICHAELIDES, R. Analysis of Web 2.0 enabled e-clusters: A case study. Technovation, v. 30, n. 4, 2010.

ARAÚJO, J. C. et al. Análise de ambiente competitivo na criação de uma estratégia empresarial. V Encontro Científico e Simpósio de Educação Unisalesiano: A pesquisa frente à inovação e ao desenvolvimento sustentado. Lins, SP, Brasil, 6 a 9 de outubro de 2015.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

CONTE, N. C. O poder de compras dos municípios como fator de desenvolvimento local/regional. VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional: Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, 4 a 6 de setembro de 2013.

DOS SANTOS, S.; ALVES, F. F.; DOS SANTOS FILHO, G. E. A Inovação e Tecnologia nas Micro e Pequenas Empresas. RACE-Revista da Administração, v. 1, n. 1, 2016.

EIRIZ, V.; BARBOSA, N.; FERREIRA, V. Motivos da adoção de tecnologias pelas micro e pequenas empresas distribuidoras de produtos alimentares. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.4, n.1, Setembro/Dezembro – 2016.

FELL, A. F. A.; DORNELAS, J. S. Obstáculos ao Uso da Tecnologia da Informação para a Gestão do Conhecimento: um Estudo de Casos Múltiplos. Revista Gestão.Org, v. 11, n. 3, 2013.

GONZALEZ JUNIOR, I. P.; REIS, L. S. B.; SANTOS, V. A. V. O uso da tecnologia de informaçao nas micro e pequenas empresas familiares de Cachoeira-BA. REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 4, n. 5, p. 77-89, 2016.

HA, Y.; IM, H. Determinants of mobile coupon service adoption: Assessment of gender difference. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 42, n. 5, p. 441– 459, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Pereira da Silva, J. C., Brito do Amaral, M. F., Lopes Nascimento, A., & Felix Carvalho, I. C. (2019). O Impacto da Tecnologia da Informação na Gestão de Pequenas Empresas. Revista Formadores, 12(6), 47. Recuperado de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1032