POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FÉLIX-BA
Palabras clave:
Inclusão, Necessidades Educacionais Especiais, Possibilidades, Dificuldades.Resumen
Este estudo tratou-se da temática: possibilidades e dificuldades no processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso com docentes das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública de São Félix-BA. Buscou responder a seguinte problemática: qual a concepção dos professores acerca do processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais nas séries finais do ensino fundamental numa escola pública de São Félix-Ba? O objetivo geral que norteou esta investigação foi: compreender a concepção dos professores acerca da inclusão dos educandos com necessidades educacionais nas séries finais do ensino fundamental numa escola pública de São Félix-Ba a partir da perspectiva sociohistórica, tendo como objetivos específicos: compreender o significado que os professores atribuem a inclusão em educandos com necessidades educacionais especiais; analisar as práticas de ensino-aprendizagem adotadas pelos professores em relação à inclusão escolar; levantar as propostas avaliativas da aprendizagem desenvolvidas pelos professores. Esse estudo foi fundamentado principalmente nas ideias dos seguintes autores: Dayrell (2007), Delors (1998), Arruda (2014), Anache (2010), Rego (1995), Gomes (2007), Aranha (2006), Palma (2010), Rodrigues (2011), Maraschin (2003), Vitaliano (2007), Porto (2009), Solé (2001), Schirmer (2007) e Vygotsky (1997). Metodologicamente, o trabalho foi concebido a partir de uma abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi estudo de caso. O local da pesquisa foi uma escola pública do município de São Félix-Ba, cujos participantes foram seis docentes de educandos com NEE das séries finais do ensino fundamental (compreendidas entre o 6° ao 9 ° ano). O instrumento de coleta foi entrevista aberta. Os dados foram analisados à luz da Técnica de Analise de Conteúdo de Bardin (1987). Três grandes categorias foram apresentadas nos resultados, classificadas como “significado da inclusão escolar”, “práticas inclusivas de ensino-aprendizagem” e “necessidades no processo de inclusão”. Considerando a importância da concretização da garantia do direito de aceso e permanência à educação dos educandos com necessidades educacionais especiais, este estudo apontou que a instituição escolar pesquisada encontra-se no processo de transição para a inclusão, o que implica em melhor compreensão do conceito de inclusão, em ressignificação e ampliação das experiências educativas inclusivas com base na flexibilização e adaptação curricular, inclusive em relação à prática da atividade física escolar adaptada.
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