POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FÉLIX-BA

Autores/as

  • Adriano Santana Matos Faculdade Adventista da Bahia
  • Avany Rodrigues Teixeira dos Santos Faculdade Adventista da Bahia
  • Gersica Luiza dos Santos Pereira Andrade Faculdade Adventista da Bahia
  • Juciane de Souza Santos Faculdade Adventista da Bahia
  • José Ferreira Maia Filho Faculdade Adventista da Bahia

Palabras clave:

Inclusão, Necessidades Educacionais Especiais, Possibilidades, Dificuldades.

Resumen

Este estudo tratou-se da temática: possibilidades e dificuldades no processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso com docentes das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública de São Félix-BA. Buscou responder a seguinte problemática: qual a concepção dos professores acerca do processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais nas séries finais do ensino fundamental numa escola pública de São Félix-Ba? O objetivo geral que norteou esta investigação foi: compreender a concepção dos professores acerca da inclusão dos educandos com necessidades educacionais nas séries finais do ensino fundamental numa escola pública de São Félix-Ba a partir da perspectiva sociohistórica, tendo como objetivos específicos: compreender o significado que os professores atribuem a inclusão em educandos com necessidades educacionais especiais; analisar as práticas de ensino-aprendizagem adotadas pelos professores em relação à inclusão escolar; levantar as propostas avaliativas da aprendizagem desenvolvidas pelos professores. Esse estudo foi fundamentado principalmente nas ideias dos seguintes autores: Dayrell (2007), Delors (1998), Arruda (2014), Anache (2010), Rego (1995), Gomes (2007), Aranha (2006), Palma (2010), Rodrigues (2011), Maraschin (2003), Vitaliano (2007), Porto (2009), Solé (2001), Schirmer (2007) e Vygotsky (1997). Metodologicamente, o trabalho foi concebido a partir de uma abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi estudo de caso. O local da pesquisa foi uma escola pública do município de São Félix-Ba, cujos participantes foram seis docentes de educandos com NEE das séries finais do ensino fundamental (compreendidas entre o 6° ao 9 ° ano). O instrumento de coleta foi entrevista aberta. Os dados foram analisados à luz da Técnica de Analise de Conteúdo de Bardin (1987). Três grandes categorias foram apresentadas nos resultados, classificadas como “significado da inclusão escolar”, “práticas inclusivas de ensino-aprendizagem” e “necessidades no processo de inclusão”. Considerando a importância da concretização da garantia do direito de aceso e permanência à educação dos educandos com necessidades educacionais especiais, este estudo apontou que a instituição escolar pesquisada encontra-se no processo de transição para a inclusão, o que implica em melhor compreensão do conceito de inclusão, em ressignificação e ampliação das experiências educativas inclusivas com base na flexibilização e adaptação curricular, inclusive em relação à prática da atividade física escolar adaptada.

Biografía del autor/a

Adriano Santana Matos, Faculdade Adventista da Bahia

Graduando em Bacharel em Teologia - SALT-IAENE

Graduando em Bacharel e Licenciatura em Psicologia

Avany Rodrigues Teixeira dos Santos, Faculdade Adventista da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB (2005), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira ? UNIVERSO (2007), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia - FADBA (2010). Atualmente é graduanda em Psicologia e em Pós graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Adventista de Bahia (FADBA). Há 11 anos atua na Educação. Tem pesquisado sobre as políticas públicas no âmbito da educação escolar inclusiva e da saúde mental.

Juciane de Souza Santos, Faculdade Adventista da Bahia

Graduando em Psicologia pela Faculdade Adventista da Bahia

José Ferreira Maia Filho, Faculdade Adventista da Bahia

Graduando em Psicologia pela Faculdade Adventista da Bahia

Citas

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Publicado

2016-11-20

Cómo citar

Matos, A. S., dos Santos, A. R. T., Andrade, G. L. dos S. P., Santos, J. de S., & Filho, J. F. M. (2016). POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO FÉLIX-BA. Revista Formadores, 9(4), 29. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/728