OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CRM: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA NA ÁREA DE SAÚDE

Autores/as

  • Ana Rita Barreiro UNIME
  • Lucas Santos Cerqueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Palabras clave:

CRM. Relacionamento. Saúde.

Resumen

Este trabalho constitui um estudo de caso desenvolvido em uma organização que atua na área de administração de planos de saúde empresariais e prestação de serviços médico-hospitalares, onde foram abordados aspectos relativos ao Customer Relationship Management (CRM). O objetivo geral da pesquisa é identificar os impactos que a implantação de um programa de CRM pode trazer para uma organização que atua na área de saúde, tendo como objetivos específicos identificar o programa de gestão de relacionamento com o cliente adotado pela organização em análise; verificar os benefícios alcançados com a adoção deste programa e suas possíveis deficiências. O trabalho justifica-se devido à relevância do tema para empreendedores da área de saúde, considerando que à implantação do CRM neste segmento ainda é um tema pouco discutido no meio acadêmico. Na metodologia foi utilizada a pesquisa exploratória através da utilização de referenciais bibliográficos, pesquisa descritiva e pesquisa de campo, onde foi elaborada uma entrevista com a Gerente de Relacionamento com o Cliente. Ao concluir a pesquisa pôde-se verificar a obtenção de vantagem competitiva por parte da organização estudada ao adotar o programa de CRM, entretanto vale ressaltar que os benefícios alcançados poderiam ser mais efetivos se este programa estivesse integrado em todos os setores da organização.

Biografía del autor/a

Ana Rita Barreiro, UNIME

Formada em Administração de Empresa pela UNIME.

Lucas Santos Cerqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutorando em Análise Desenvolvimento Regional e Urbano pelo PPDRU na UNIFACS. Graduação em Administração pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) e Mestrado em Administração Estratégica pelo PPGA na UNIFACS, com bolsa CAPES. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, comportamento do consumidor, indústria de software, políticas públicas e recursos hídricos.

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Publicado

2017-04-19

Cómo citar

Barreiro, A. R., & Cerqueira, L. S. (2017). OS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DO CRM: ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO QUE ATUA NA ÁREA DE SAÚDE. Revista Formadores, 10(1), 82. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/719