A IMPORTÂNCIA DAS OUVIDORIAS PARA A OTIMIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA (FESF-SUS)
Palabras clave:
Gestão. Ouvidoria. Organização. FESF-SUSResumen
Este artigo teve por objetivo principal identificar a contribuição que o serviço de Ouvidoria oferece para a gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), avaliando sua relação com os demais setores da organização e a comunicação existente entre os usuários e a gestão. Em relação ao percurso metodológico, partiu-se de um estudo de caso para delineamento da pesquisa documental, bibliográfica e de campo, esta última mediante realização de entrevista. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, onde os dados foram analisados indutivamente tendo como foco principal de abordagem os processos e seu significado.O principal resultado detectado durante a pesquisa foi o estreitamento da relação empregado/ gestor, tendo a Ouvidoria como intermediária, desafogando os setores. Concluiu-se que a comunicação entre ambos tornou-se mais eficaz e eficiente, a partir da Ouvidoria, podendo ser constatado através da análise dos relatórios. Pontos negativos também foram detectados: falta de estrutura física adequada para atendimento presencial e telefônico e não cumprimento dos prazos.Citas
AMARAL, Marcos Túlio Filho. O Ombudsman e o Controle da Administração. ed. USP. São Paulo: Ícone, 1993.
ANDRADE, Maria Margarida de. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-Graduação: Noções Práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
ARAUJO, C. H. do C.; Pirez, D. L.; Caliari, R. V. (Coord.). Prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria. Brasília: Editora M.S., 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OUVIDORES – ABO. Código de Ética. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1997.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OUVIDORES – ABO. Estatuto Social. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1995.
__________. Ouvidor/Ombudsman: saiba o que é: O papel do ouvidor/ombudsman. São Paulo. Disponível em < http://www.abosaopaulo.org.br/historico/index2.htm > Acesso em 06 abr. 2015
BAHIA. Fundação Estatal de Saúde da Família. Ouvidoria FESF-SUS. Disponível em: http://www.fesfsus.ba.gov.br/atendimento/ouvidoria/. Acesso em: 26 ago 2015
BAHIA. Fundação Luís Eduardo Magalhães. Ouvidoria: um modelo para o Estado da Bahia. Salvador, 2003.
BAHIA. Governo do estado da Bahia. Ouvidoria Geral. Disponível em: http://www.ouvidoria.ba.gov.br/modules/conteudo. Acesso em: 30 set 2015
BAPTISTA, R. D. A comunicação empresarial na introdução de novas tecnologias. Revista da ESPM, Vol. 06 Jan/Fev, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo (L. de A. Rego e A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006 (Obra original publicada em 1977).
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Ouvidor SUS. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal. Acesso em: 05 jun. 2015
CARDOSO, Antonio Semeraro Rito. Ouvidoria Pública como Instrumento de Mudança. Brasília: IPEA, 2010.
CENTURIÃO, Alberto. Ombudsman a Face da Empresa Cidadã: Como e Por Que Instalar uma Ouvidoria. São Paulo: Educator, 2003.
CERQUEIRA, Cristina Oliveira (Coord.). Construindo um Novo Judiciário. Rio de Janeiro: Ouvidoria – Poder Judiciário, 2007.
FARIA, Claude Pasteur. Manual da Ouvidoria. Santa Catarina: CREA-SC, 2012.
GIDDENS, A. A terceira via: reflexões sobre o impasse atual e o futuro da socialdemocracia. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, M. E. A. C. Do instituto do ombudsman à construção das ouvidorias públicas no Brasil. In: LYRA, R. P. (Org.). A Ouvidoriana esfera pública brasileira. João Pessoa, Curitiba: Editora Universitária da UFPB e Editora Universitária UFPR, 2000a, p. 49-124.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LYRA, R. P. (Org.). Ouvidor: o defensor dos direitos na administração pública brasileira. In: LYRA, R. P. Autônomas x obedientes: a Ouvidoria pública em debate. Paraíba: Editora Universitária da UFPB, 2004b, p.119-146.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARSIGLIA, R. M. G.; MORRONE, L. C.; PEIXOTO, S. F. Atribuições de uma ouvidoria: opinião de usuários e funcionários / Ombudsman's attributions: the opinion of users and ombudsmen. Saude e Sociedade. Vol. 22 (3). Sciello. Jul./ Set. 2013.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia e Planejamento. São Paulo: Atlas, 1996.
OLIVEIRA, João Elias. A Ouvidoria no Brasil. (co-autor). São Paulo: Associação Brasileira de Ouvidores/ Imprensa Oficial de São Paulo, SP. 2009.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchezine de. Metodologia da Pesquisa: Abordagem Teórico - Prática. 2 ed. Campinas: Papiros, 1997.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
VERGARA, Sylvia Constante. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VIANA JR, Humberto Rodrigues. Projeto para Implantação da Ouvidoria Geral
VISMONA, Edson Luiz. A experiência da Ouvidoriano Brasil - oportunidade para quem quer fazer comunicação a serviço da cidadania, 2002. Disponível em<http://www.megabrasil.com.br/megaportal/frameset_home.htm>.06 abr. 2015.