PLANEJAMENTO FINANCEIRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: IMPACTOS NO RAMO DE VENDAS DIRETAS FEMININAS
Palabras clave:
Vendas diretas. Planejamento financeiro. Ferramentas de gestão.Resumen
A cada ano, existem números crescentes de mulheres inseridas no mercado de trabalho e que ainda buscam igualdade na remuneração em relação aos homens. Neste cenário, é comum conhecermos alguma mulher que revende produtos de forma direta, tendo como objetivo aumentar a renda final familiar. O estudo em questão trata sobre os impactos da inserção de um planejamento financeiro e ferramentas de gestão para mulheres residentes no recôncavo baiano e que trabalham com vendas diretas de produtos da empresa Avon. Tornou-se notável a necessidade de um auxilio financeiro para conseguir maximizar a lucratividade dessas revendedoras, obter meios de alcançar vantagem competitiva, além de ter sido constatado o desconhecimento das ferramentas financeiras apresentadas e a falta de interesse em um controle mais rigoroso e profissional do capital. A pesquisa teve o interesse de conhecer a variável de estudo, tal como se apresenta e o contexto social a que ela está inserida, todavia o estudo também se dá por fatos que foram observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, procedendo ao uso de técnicas padronizadas de coleta de dados, resultando assim em uma análise descritiva e exploratória. Como resultado satisfatório e eficaz, grande parte da amostra se mostrou interessada em aprender técnicas financeiras e utiliza-las nas suas atividades comerciais, almejando aumento de renda e diminuição do amadorismo.Citas
ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano G. Curso de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2009.
ASSAF NETO, A; SILVA, C.A.T. Administração do capital de giro. 6.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BIEGER, Marlene; SCARAMUSSA, Sadi Alberto. Práticas de gestão financeira para as empresas de pequeno e médio porte como ferramentas de gestão. Disponível em: < http://urisaoluiz.com.br>. Acesso em: 10 mar. 2014.
BOLFARINE, Heleno; BUSSAB, Wilton O. Elementos de Amostragem. 1. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
CASTRO, Letícia Antonini. Fluxo de caixa –planejamento e controle financeiro: Um estudo de caso em uma empresa no ramo de vendas de motocicletas. Disponível em: <http://saomarcos.br>. Acesso em: 20 fev. 2014.
CHIZZOTTI, A. (2006). Pesquisa em ciências humanas e sociais (8a ed.). São Paulo: Cortez. A. R. Mozzato, D. Grzybovski
Coleção Educação Financeira. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/utilize-as-ferramentas/controles-financeiros/bia-111-7-o-que-e-o-fluxo-de-caixa/BIA_1117>. Acesso em: 22 mai. 2014, ás 23:20:17.
Controles financeiros. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/utilize-as-ferramentas/controles-financeiros/bia-111-7-o-que-e-o-fluxo-de-caixa/BIA_1117>. Acesso em: 10 mar. 2014, ás 00:03:27.
Educação financeira. Disponível em: <http://br.monavie.com/pt/news/view/educacao-financeira-faca-o-dinheiro-trabalhar-para-voce>. Acesso em: 2 mar. 2014, ás 23:00:50.
Empreendedorismo entre mulheres cresce mais do que o dobro em relação aos homens. Disponível em: <http://br.monavie.com/pt/news/view/educacao-financeira-faca-o-dinheiro-trabalhar-para-voce>. Acesso em: 20 mai. 2014, ás 08:12:30.
Encontre uma revendedora Avon. Disponível em: < http://www.br.avon.com/PRSuite/locator.page?pageIdx=1>. Acesso em: 20 mai. 2014, ás 09:30:22.
FLYVBJERG, Bent (2001). Making Social Science Matter: Why social inquiry fails and how it can succeed again. Cambridge: Cambridge University Press.
FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 152-194, 2002.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. 7. ed. São Paulo: Habra, 1997.
GUIMARÃES, Carolina. Vendas diretas como uma forma de empreender. Disponível em: <http://ulbra.br/guaiba>. Acesso em: 15 fev. 2014.
HOJI, Masakaju. Administração Financeira: Matemática financeira aplicada, estratégias financeiras e orçamento empresarial. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Inteligência competitiva. Disponível em: http://alfredopassos.wordpress.com/2013/02/20/inteligencia-competitiva-venda-direta-no-brasil-companhias-adotam-diferentes-modelos/>. Acesso em: 20 mar. 2014, ás 00:09:20.
LERCHE Angela Talassi; AZEVEDO, Marcelo Cardoso. Planejamento Orçamentário para Tomada de Decisão. Disponível em:< http://anchieta.br>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostras e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008
MEDEIROS, M. Questionários: recomendações para formatação. In: IPEA: Texto para discussão, no. 1063, jan. 2005.
MENESES, Anderson. Noções de Estatística para Concursos. 1ª ed. São Paulo: Campus, 2010.
MILANEZ, Marilete. Controle orçamentário no processo de gestão. Disponível em:< http://uniasselvi.com.br>. Acesso em: 10 fev. 2014.
KUMMER, Aulison André; BROMBERGER, Dalton. A utilização das Ferramentas de Gestão Financeira nas Empresas: O caso das micro e pequenas empresas da cidade de São João no Sudoeste do Paraná. Disponível em:< http://revistas.utfpr.edu.br>. Acesso em: 20 mar. 2014.
OLIVEIRA, Maritza de Bessa. Venda porta a porta e sua contribuição na renda Familiar: O caso das revendedoras Avon. Disponível em: < http://eduvalesl.edu.br>. Acesso em: 10 mar. 2014.
O negócio do século 21. Disponível em: <http://holismoesaudesocial.blogspot.com.br/2013/02/mmn-vendas-diretas-o-negocio-do-seculo.html>. Acesso em: 2 mar. 2014, ás 23:55:07.
O que é capital de giro e como calcula-lo. Disponível em: <http://www2.rj.sebrae.com.br/boletim/o-que-e-capital-de-giro-e-como-calcula-lo/>. Acesso em: 2 mar. 2014, ás 23:00:00.
O que é venda direta. Disponível em: <http://oqueevenda.com.br/o-que-e-venda-direta/>. Acesso em: 2 mar. 2014, ás 23:30:07.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 13. ed. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Porta a porta. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/distribua-seus-produtos/porta-a-porta>. Acesso em: 10 mar. 2014, ás 00:07:45.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para a análise da indústria e da concorrência. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
QUINTANA, Alexandre Costa. Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis. Curitiba: Juruá, 2009.
ROSA, Janaina Alves; LIMA, Robernei Aparecido. A importância do planejamento financeiro para micro e pequenas empresas. Disponível em:< http://inicepg.univap.br>. Acesso em: 10 fev. 2014.
SANTOS, José Ozildo; SANTOS, Rosélia Maria. A importância do planejamento financeiro no âmbito empresarial. Disponível em:< http://revista.gvaa.com.br>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Vendas porta a porta crescem no Brasil. Disponível em: <http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/vendas/item/7235-vendas-porta-a-porta-crescem-no-brasil>. Acesso em: 11 mar. 2014, ás 00:03:27.
Vendas da Avon. Disponível em: Disponível em: <http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,conheca-as-dicas-das-campeas-de-vendas-da-avon-para-se-dar-bem-nos-negocios,2452,0.htm>. Acesso em: 2 mar. 2014, ás 23:09:07.