CONSULTORIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA FKS MODA CENTER DA CIDADE DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA-BA.

Autores/as

  • Gilroque Jesus Conceição Faculdade Adventista da Bahia

Palabras clave:

Consultoria, Micro e Pequenas Empresas, Ferramenta de Gestão.

Resumen

Este artigo tem por objetivo verificar de que forma a consultoria empresarial poderá contribuir para a melhoria da saúde organizacional da FKS Moda Center, do ramo de vestuário de Conceição do Almeida – BA. Em relação ao percurso metodológico este trabalho se constitui como uma pesquisa exploratória. Para a construção do mesmo partiu-se inicialmente da pesquisa bibliográfica para a construção do instrumento de coleta de dados. Neste caso optou-se na fase exploratória de pesquisa pela realização de uma entrevista semiestruturada com o gestor da organização em estudo para levantamento de elementos que pudesse compor o instrumento de coletas de dados da fase de execução da pesquisa “o questionário”. Este instrumento foi aplicado ao gestor da FKS Moda Center. Como principal resultado verificou-se que a implantação da consultoria apresentou uma importante contribuição para a melhoria dos setores organizacionais, proporcionando ganhos, dos quais se destaca os vultosos aumentos no faturamento da empresa.

Citas

BELFORT, Judite. Consultoria Empresarial: a função do consultor nas empresas. Presença Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente, Mai. n. 28, Vol. VIII, 2004.

BLOCK, Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 2001.

BRAGA, Laura; MATTOS, Pedro Lincoln C. L. de; SOUZA, Bruno Campello de. Formação de Redes de Consultoria Organizacional: o lugar especial dos fatores relacionais. Cadernos Ebape. br, v. 6, n. 4, Dez. 2008

CALDAS, Miguel et al. Um gostinho do próprio remédio: até que ponto empresas de consultoria no Brasil adotam em si mesmas aquilo que prescrevem a seus clientes? RAE - Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, 1999. Brasil.

CDL – Câmara de Dirigentes Lojista – Conceição do Almeida. out. 2012.

CERVO, Amado Luiz: BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Eric. Consultoria empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.

DONADONE, Júlio César; SILVEIRA, Frederico Zenorini da Silveira; RALIO, Vanise Rafaela Zivieri. Consultoria para pequenas e médias empresas: as formas de atuação e configuração no espaço de consultoria brasileiro. Gest. Prod: São Carlos, v. 19, n. 1, p. 151-171, 2012.

__________, Júlio Cesar; SZNELWAR, Laerte Idal. Dinâmica organizacional, crescimento das consultorias e mudanças nos conteúdos gerenciais nos anos 90. Revista Produção, v. 14 n. 2, p. 58-69, 2004.

ELTZ, Fábio; VEIT, Mara. Consultoria interna. Salvador: Casa da Qualidade, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Marilson Alves. Consultoria. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 91-98, abr./jun.1991.

HELOU, João Antônio Heinzen Amin. O Impacto da Consultoria Externa no Desempenho Organizacional, na Percepção do Público Interno: Um Estudo de Caso da Empresa XYZ. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2008.

IBGE. As Micro e pequenas empresas comerciais e de serviços no Brasil: 2001. Coordenação de Serviços e Comércio. Rio de Janeiro, 2003.

_____, Censo demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: set. 2012.

JACINTHO, Paulo Ricardo Becker. Consultoria Empresarial: procedimentos para aplicação em micro e pequenas empresas. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2004.

MARCONI, Marina de Andrade: LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOCSÁNYI, Dino Carlos. Consultoria: o caminho das pedras: trabalhando na “era do não-emprego. São Paulo: Central de Negócios em RH Editora e Marketing, 2003.

_________, Dino Carlos. Consultoria: o que fazer, como vender – Marketing, vendas e execução. São Paulo: Gente, 1997.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de Consultoria Empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SEBRAE. Perfil do micro empreendedor individual 2012. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/estudos-e-pesquisas>. Acesso em: ago. 2012.

SILVA, Ricardo Costa da. Gestão Estratégica da Tecnologia: instrumentos teóricos e aplicações. Jacobina: Rabisco, 2007.

Publicado

2015-06-10

Cómo citar

Conceição, G. J. (2015). CONSULTORIA EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA FKS MODA CENTER DA CIDADE DE CONCEIÇÃO DO ALMEIDA-BA. Revista Formadores, 8(2), 25. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/627