A LEALDADE NO CONTEXTO DO MERCADO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Osvaldo Elias Farah Faculdades Adventista da Bahia
  • Antônio Carlos Giuliani
  • Fábio Bérgamo

Palabras clave:

Evasão e retenção escolar, Marketing relacional, Lealdade estudantil

Resumen

Coma expansão do ensino superior no Brasil e o aparecimento deummercado competitivo, a evasão discente dentro das instituições universitárias tem preocupado os gestores, afetando profundamente o desempenho e a sobrevivência das instituições. O marketing educacional traz a atuação relacional como alternativa de combate a esse fenômeno, visando um relacionamento de longo prazo entre a organização e seus estudantes. Este estudo apresenta as bases teóricas do elemento lealdade, destaque no âmbito empresarial moderno em termos de manutenção do relacionamento com clientes, aplicando-o ao ambiente educacional superior. Os antecedentes da lealdade do estudante para com a instituição de ensino superior são apresentados e definidos, com implicações gerenciais que devem ser postas em prática nas universidades e faculdades que desejam aumentar seus índices de retenção estudantil

Publicado

2007-01-15

Cómo citar

Farah, O. E., Giuliani, A. C., & Bérgamo, F. (2007). A LEALDADE NO CONTEXTO DO MERCADO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Formadores, 2(1), 71. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/53