Os Sentidos do Trabalho para os Agentes Penitenciários: Uma análise na Cadeia Pública de Salvador

Autores/as

  • Tarcisio Santiago Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Trabalho, Sentidos do Trabalho, Agentes Penitenciários.

Resumen

Desvendar os significados do trabalho para os diferentes grupos funcionais, ainda pode ser considerado um verdadeiro desafio aos gestores que atuam junto às diversas organizações. Assim, este estudo objetiva identificar e analisar os significado e sentidos do trabalho para os agentes penitenciários. Os resultados desse estudo descritivo com levantamento de dados primários, preliminares, elaborado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, revelam que as categorias utilizadas por Antunes necessitam de adaptação também para pesquisa com esses trabalhadores, isto porque outros sentidos são apontados pelos agentes penitenciários nos questionamentos subsequentes. Há, reconhecidamente, orgulho no exercício da atividade laboral, entretanto, a sobrecarga,  o abando e o descaso com a atividade é fortemente apontada como sentido negativo, o que indica necessidade de aprofundamento via pesquisa.

Citas

ANTUNES, Ricardo. Trabalho, reestruturação produtiva e algumas repercussões no sindicalismo brasileiro.

BENEVIDES, Tânia Moura. Os Sentidos do Trabalho para os Policiais Militares do Estado da Bahia: Uma Primeira Análise.

BENEVIDES, Tânia Moura. Vendendo dinheiro e precarizando o trabalho: as transformações do trabalho bancário em Salvador.

BENEVIDES, Tânia Moura; RIBEIRO, Denise. Os Significados do Trabalho para os Permissionários do Centro Comercial de Camaçari: Uma Primeira Análise.

JOB, Fernando Pretel Pereira. Os Sentidos do Trabalho e a Importância da Resiliência nas Organizações.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política: salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes; a economia vulgar.

MORIN, Estelle M.; TONELLI, Maria José; PLIOPAS, Ana Luisa Vieira. O Trabalho e Seus Sentidos.

Publicado

2014-06-18

Cómo citar

Santiago, T. (2014). Os Sentidos do Trabalho para os Agentes Penitenciários: Uma análise na Cadeia Pública de Salvador. Revista Formadores, 7(2), 19. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/506