O SISTEMA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE VILLA-LOBOS VS. O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS DA ATUALIDADE: UM OLHAR COMPARATIVO

Autores/as

  • Rejane Harder

Palabras clave:

Educação musical, Canto orfeônico, Villa-Lobos,

Resumen

O presente texto aborda o sistema de Educação Musical através do Canto Orfeônico implantado no Brasil por Heitor Villa-Lobos durante o governo Getúlio Vargas, queobjetivou abranger todas as escolas brasileiras de ensino regular, tendo vigorado por mais de uma década. Mostra também que o ensino de música na atualidade, apesar decontemplado pela legislação educacional, não tem sido efetivo em grande parte das escolas. O texto aponta ainda para a necessidade de desenvolvimento de programas para adisciplina Artes/Música, adequados à realidade do aluno brasileiro e sugere a formação de Grupos Musicais, Vocais e Instrumentais, como uma alternativa.

Publicado

2006-01-15

Cómo citar

Harder, R. (2006). O SISTEMA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE VILLA-LOBOS VS. O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS DA ATUALIDADE: UM OLHAR COMPARATIVO. Revista Formadores, 1(3), 417. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/32