EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO NO BRASIL: MARCAS DE UMA TRAJETÓRIA

Autores/as

  • Sandra Regina Magalhães de Araújo

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola, História da Educação,

Resumen

Este artigo é parte das reflexões construídas sobre uma experiência alternativa, inovadora e inclusiva de educação do e no campo — a Escola Família Agrícola. O estudo procuroucompreender em que medida a Escola Família Agrícola José Nunes da Matta, orientada pelos princípios metodológicos da Pedagogia da Alternância, constitui uma escola viável para ofortalecimento da agricultura familiar. Para compreender o processo de implantação e expansão destas escolas em território brasileiro, foi necessário compreender também, atrajetória histórica da educação do e no campo em nosso país. Para apreender melhor esta temática, o texto está organizado levando em conta os diferentes períodos que marcaram e continuam marcando a história da educação do e no campo sob os diferentes aspectos, ou seja,tanto no plano das políticas públicas educacionais como também nos planos econômico e político. Por fim, destaca as discussões atuais sobre esta questão, ressaltando o papel dos movimentos sociais na luta por uma educação do e no campo voltada para as necessidades, as vivências, as culturas e os saberes dos diferentes sujeitos que moram e trabalham no campo.

Publicado

2006-01-15

Cómo citar

Magalhães de Araújo, S. R. (2006). EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO NO BRASIL: MARCAS DE UMA TRAJETÓRIA. Revista Formadores, 1(3), 401. Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/31