A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO: A PROMESSA DE UM ENVIO FUTURO EM JOÃO 14 e 16, EM CONTRASTE COM SUA ONIPRESENÇA E AÇÃO NO PASSADO.

Autores/as

  • Pedro Henrique Tarso Alves da Silva

Palabras clave:

Missão; Espírito Santo; Futuro; Onipresença; Passado.

Resumen

A missão do Espírito Santo é um tema de grande importância no contexto da teologia cristã, e este trabalho busca explorar a promessa do envio futuro do Espírito Santo em João 14 e 16, contrastando com sua onipresença e ação no passado. Desde o Antigo Testamento (AT), Ele é apresentado como agente da criação, alguém que concede dons e habilidades especiais, conduz o homem ao arrependimento e tem os atributos concernentes à Divindade: onipresença, onisciência e onipotência. Entretanto, em João 14 e 16 existem promessas atreladas ao envio e missão do Espírito com características de inauguração futura, por exemplo, em João 14:16 e 26, Jesus afirma que o Espírito Santo ainda será dado e enviado respectivamente aos discípulos. Os verbos gregos utilizados nas passagens são δώσει (dósei) e πέμψει (pempsei) e estão no futuro do indicativo.

Publicado

2025-04-07

Cómo citar

Pedro Henrique Tarso Alves da Silva. (2025). A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO: A PROMESSA DE UM ENVIO FUTURO EM JOÃO 14 e 16, EM CONTRASTE COM SUA ONIPRESENÇA E AÇÃO NO PASSADO. Revista Formadores, 21(5). Recuperado a partir de https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/2240

Número

Sección

Mostra de Pesquisa e Extensão