SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA BASEADAS EM UMA PESQUISA QUALITATIVA EM ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL PARA AS BIBLIOTECAS

Autores/as

  • Simone Tod Dechandt UFPR

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v22i3.2232

Resumen

O presente trabalho apresenta uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, aprimorada com os conceitos dos fluxos de informação, com o objetivo de elaborar nas bibliotecas de institutos e universidades federais brasileiras, as ações relacionadas a área de Tecnologia Assistiva que estão sendo realizadas, com uma abordagem direcionada às pessoas com deficiências visuais para satisfazer as suas necessidades informacionais. Os fluxos de informação permitem o estabelecimento das etapas de obtenção, tratamento, armazenamento, distribuição, disseminação e uso da informação no contexto organizacional.  A participação crescente das pessoas com deficiências visuais nos diversos ambientes e com destaque ao acesso ao ensino superior tem impactado as formas de atendimento, produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias. As bibliotecas universitárias precisam auxiliar esses estudantes de forma a tornar acessível a informação desejada, independente do suporte no qual esteja armazenado. Para as pessoas com deficiências visuais, os recursos de Tecnologia Assistiva tornam-se alternativas para acessarem a informação, que se encontra registrada em livros, periódicos entre outros suportes documentais. O objeto de estudo recai, primordialmente, sobre os recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias federais brasileiras para as pessoas com deficiências visuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, que inclui os sites e os documentos publicados pelas bibliotecas de institutos e universidades federais e as publicações de bases de dados e anais de eventos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que abordam estudos de casos sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias e as legislações federais brasileiras inclusivas. Compreende-se a necessidade de conscientização das instituições públicas sobre a acessibilidade, o que inclui as bibliotecas universitárias, para que haja o cumprimento das legislações inclusivas, a implantação de recursos de Tecnologia Assistiva e a sensibilização e empatia das pessoas e de profissionais, como o bibliotecário, para a construção de uma sociedade inclusiva.

Biografía del autor/a

Simone Tod Dechandt , UFPR

Mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Engenharia de Materiais e Manufatura, graduação em Engenharia Química , especialização em Administração Industrial -CEPPAD,ambos pela Universidade Federal do Paraná. As atividades profissionais de engenharia envolveram processos de fabricação de peças em materiais poliméricos por injeção para a indústria automotiva , pintura eletrostática, extrusão e termoformagem em PET. Durante o mestrado trabalhei na caracterização de filmes de DLC- diamond like carbon(revestimento de carbono amorfo), propriedades mecânicas e tribológicas desse filme para revestimento de biomateriais para endopróteses. Atualmente exerço minhas atividades profissionais administrativo financeiras na Universidade Federal do Paraná, onde também faço parte da Comissão de Acessibilidade, auxiliando nos projetos de implantação e estruturação dos Laboratórios de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas onde a Acessibilidade Informacional necessita ser implantada para atender a comunidade acadêmica .

Publicado

2025-11-13

Cómo citar

Dechandt , S. T. (2025). SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA BASEADAS EM UMA PESQUISA QUALITATIVA EM ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL PARA AS BIBLIOTECAS. Revista Formadores, 22(3). https://doi.org/10.25194/rf.v22i3.2232

Número

Sección

Mostra de Pesquisa e Extensão