GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2149Resumen
O presente trabalho argumenta sobre a aplicação dos jogos educacionais na educação infantil, mas especificadamente sobre o método denominado gamificação, como uma estratégia eficaz que aumenta a produtividade, promovendo comportamentos saudáveis em ambiente de trabalho, saúde e educação. Mas o que é gamificação? Qual a sua importância na educação infantil? Como essa abordagem pode ser usada adequadamente e quais as responsabilidades do docente ao usá-la? Diante de tais questionamentos, é possível perceber a carência da compreensão sobre o tema, pois a gamificação é incessantemente entendida apenas como um jogo. Assim, utilizando como metodologia, a pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter explicativo, através de levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias, buscou-se como objetivo principal responder questões que esclareçam essa temática na educação infantil e como a proposta dos jogos vem trazendo interações divertidas que aumentam o envolvimento e desenvolvimento dos alunos no processo educacional. Por fim, observou-se assim os seus impactos positivos, vantagens e como o uso da tecnologia pode aprimorar o ensino através da gamificação.