GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS E DESAFIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2149

Resumen

O presente trabalho argumenta sobre a aplicação dos jogos educacionais na educação infantil, mas especificadamente sobre o método denominado gamificação, como uma estratégia eficaz que aumenta a produtividade, promovendo comportamentos saudáveis em ambiente de trabalho, saúde e educação. Mas o que é gamificação? Qual a sua importância na educação infantil? Como essa abordagem pode ser usada adequadamente e quais as responsabilidades do docente ao usá-la? Diante de tais questionamentos, é possível perceber a carência da compreensão sobre o tema, pois a gamificação é incessantemente entendida apenas como um jogo. Assim, utilizando como metodologia, a pesquisa qualitativa e bibliográfica, de caráter explicativo, através de levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias, buscou-se como objetivo principal responder questões que esclareçam essa temática na educação infantil e como a proposta dos jogos vem trazendo interações divertidas que aumentam o envolvimento e desenvolvimento dos alunos no processo educacional. Por fim, observou-se assim os seus impactos positivos, vantagens e como o uso da tecnologia pode aprimorar o ensino através da gamificação.

Biografía del autor/a

Adna Evangelista Couto Santos, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Professora Universitária Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE); Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FADBA), Graduada em Letras com Espanhol (UEFS).

Jéssica de Souza Costa, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Graduanda do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE), Bahia, Brasil.

Mileide Pereira Nascimento Santos, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Graduanda do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE), Bahia, Brasil.

Thaís dos Santos Jesus, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Graduanda do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE), Bahia, Brasil.

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Santos, A. E. C., Costa, J. de S., Santos, M. P. N., & Jesus, T. dos S. (2024). GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS E DESAFIOS. Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2149