ECOLOGIA, TECNOLOGIAS, APOIO SOCIAL E ESPIRITUALIDADE

O ENSINO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO À CULTURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2136

Resumen

O artigo intitulado "Ecologia, Tecnologias, Apoio Social e Espiritualidade: O Ensino Religioso e Sua Contribuição à Cultura" explora a interconexão entre ecologia, apoio social e espiritualidade no contexto do Ensino Religioso e das tecnologias. O estudo parte da premissa de que o Ensino Religioso pode ser um instrumento valioso para promover a conscientização ecológica e o apoio social, incentivo e relevância tecnológica no ambiente de ensino, além de fortalecer a espiritualidade dos alunos e professores. O problema central investigado é como o Ensino Religioso pode contribuir para a formação de uma cultura que valorize a sustentabilidade ambiental e o suporte comunitário social e espiritual, fazendo uso das tecnologias para tornar-se atrativo e relevante aos alunos. Os objetivos deste estudo são: analisar como o Ensino Religioso aborda questões ecológicas e de apoio social, investigar a eficácia dessas abordagens na formação ética e espiritual dos alunos e discutir sobre o impacto dessas práticas na promoção de uma cultura sustentável e solidária através de processos de ensino com tecnologias. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica. As conclusões indicam que o Ensino Religioso, quando integrado de forma inclusiva e contextualizada, fazendo uso das diversas tecnologias disponíveis, pode desempenhar um papel significativo na educação para a sustentabilidade e no fortalecimento das redes de apoio social, contribuindo assim para a construção de uma cultura mais consciente e solidária. Este estudo oferece sugestões valiosas para a formulação de políticas educacionais que integrem o Ensino Religioso com uma abordagem ecológica e de apoio social.

Biografía del autor/a

Hebert Davi Liessi, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Doutorando em Ensino Religioso pela Andrews University (Michigan-EUA). Mestre em Ensino e Interpretação da Bíblia (SALT/FADBA).

Lucicleide Maria Silva Liessi, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia. Professora do curso de Pedagogia na Faculdade Adventista da Bahia. 

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Liessi, H. D., & Silva Liessi, L. M. (2024). ECOLOGIA, TECNOLOGIAS, APOIO SOCIAL E ESPIRITUALIDADE: O ENSINO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO À CULTURA. Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2136