LITERATURA EM SALA DE AULA

IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO LITERARIO, COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL DA CRIANÇA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2130

Resumen

Este artigo buscar entender e explorar o impacto e o papel da literatura infantil no contexto educacional no Ensino Fundamental, além de ressaltar a importância dela na formação integral das crianças. Aborda impactos da literatura no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças no Ensino Fundamental. Também analisa e compara diferentes estratégias utilizadas na contação de histórias para crianças no Ensino Fundamental, tal como o processo de socialização e desenvolvimento emocional das crianças, causado pela promoção da literatura infantil em sala de aula. Foi realizado um estudo de caso qualitativo juntamente com uma revisão bibliográfica para investigar os impactos do ensino de literatura infantil e contação de histórias em sala de aula para o desenvolvimento literário, cognitivo, social e emocional das crianças, especificamente no quarto e quinto anos do Ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Capoeiruçu/Cachoeira-BA. Os resultados da pesquisa comprovaram como a literatura infantil em sala de aula exerce um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, potencializando suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais, e enriquecendo o ambiente educacional de forma significativa.

Biografía del autor/a

Adriene Portela Prado Corrêa, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Doutora em Educação com enfase em Instrução Curricular e Educação Especial e Inclusiva pelo Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS). Mestre em Educação pelo Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS) e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenadora do Projeto Um Sorriso pra Você na Clínica Escola do UNIAENE.

Ana Paula Silva Santos, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Acadêmica do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Brenda Oliveira Machado, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Acadêmica do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Elailson Faustino Braz, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Acadêmico do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Kauã Araujo Mascarenhas, Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)

Acadêmico do Curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE).

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Portela Prado Corrêa, A., Santos, A. P. S., Machado, B. O., Braz, E. F., & Mascarenhas, K. A. (2024). LITERATURA EM SALA DE AULA: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO LITERARIO, COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL DA CRIANÇA. Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2130