LITERATURA EM SALA DE AULA
IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO LITERARIO, COGNITIVO, SOCIAL E EMOCIONAL DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2130Resumen
Este artigo buscar entender e explorar o impacto e o papel da literatura infantil no contexto educacional no Ensino Fundamental, além de ressaltar a importância dela na formação integral das crianças. Aborda impactos da literatura no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças no Ensino Fundamental. Também analisa e compara diferentes estratégias utilizadas na contação de histórias para crianças no Ensino Fundamental, tal como o processo de socialização e desenvolvimento emocional das crianças, causado pela promoção da literatura infantil em sala de aula. Foi realizado um estudo de caso qualitativo juntamente com uma revisão bibliográfica para investigar os impactos do ensino de literatura infantil e contação de histórias em sala de aula para o desenvolvimento literário, cognitivo, social e emocional das crianças, especificamente no quarto e quinto anos do Ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Capoeiruçu/Cachoeira-BA. Os resultados da pesquisa comprovaram como a literatura infantil em sala de aula exerce um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, potencializando suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais, e enriquecendo o ambiente educacional de forma significativa.