A LUDICIDADE COMO PRÁTICA DOCENTE NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2124

Resumen

Este artigo, é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso de especialização em Neuropsicopedagogia Escolar, aborda a ludicidade como uma prática docente fundamental para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este tema é de suma importância, considerando o aumento constante de diagnósticos de TEA no Brasil e no mundo. O transtorno afeta profundamente o neurodesenvolvimento, causando dificuldades significativas na linguagem, comunicação e interação social, o que pode comprometer o desempenho acadêmico e pessoal dessas crianças. Para tanto, o objetivo desta pesquisa visa descrever como a ludicidade pode auxiliar na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, a pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, como propósito para alcançar os objetivos, o percurso metodológico é revisão bibliográfica. A partir dessas investigações, compreendemos que o brinquedo, a brincadeira e o jogo, quando utilizados de maneira intencional, contribuem positivamente para o desenvolvimento infantil. Concluímos, portanto, que a ludicidade deve ser reconhecida como uma prática docente eficaz para a inclusão e aprendizagem de todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista. Ao adotar estratégias lúdicas de ensino, os educadores podem proporcionar um ambiente mais propício ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças autistas, contribuindo para um desempenho mais satisfatório em sua vida acadêmica e pessoal.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista.  Ludicidade. Prática docente. Inclusão. Neuropsicopedagogia escolar.

Biografía del autor/a

Jéferson Felipe Gagliato, Faculdade Adventista da Bahia- FADBA

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Pedagogia.  Professor Universitário para os níveis de Graduação e Pós-graduação na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Cassimelia da Silva Santos e Santos , Faculdade Adventista da Bahia- FADBA

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Escolar na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e Pedagoga.

Neide de Santana Moreira Pinheiro, Faculdade Adventista da Bahia- FADBA

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia Escolar na Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e Licenciada em Matemática

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Gagliato, J. F., Santos , C. da S. S. e, & Pinheiro, N. de S. M. (2024). A LUDICIDADE COMO PRÁTICA DOCENTE NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Formadores, 21(3). https://doi.org/10.25194/rf.v21i3.2124