50 ANOS DE HISTÓRIA DA FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO: GESTORES E PROFESSORES CUMPRINDO A MISSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.2051

Palabras clave:

Educação Adventista, Curso de Pedagogia, Formação Docente

Resumen

Conhecer a história de uma instituição educacional e situá-la no contexto da história da formação docente é um desafio instigante e convidativo aos pesquisadores. Dessa forma, este texto tem o intuito de refletir sobre a relevância, abrangência e contribuição da Faculdade Adventista de Educação (FAED), curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), ao longo dos seus 50 anos de existência. Este é o primeiro curso de formação de professores mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no Brasil. Para compreender a formação docente no âmbito da instituição adventista no Brasil, este texto enfoca o surgimento e contribuição da FAED. A trajetória de formação de professores no Instituto Adventista de Ensino (IAE) remonta ao ano de 1918 por meio da Escola Normal. Somente em 1973, com a criação da FAED, a instituição promoveu a formação docente em nível superior. A partir de 1999, o IAE foi transformado em UNASP e a FAED passou a ser denominada Curso de Pedagogia. A FAED-Pedagogia iniciou um legado para a formação docente adventista brasileira. Perpetua até os dias atuais por meio do curso de pedagogia e demais licenciaturas, contribuindo significativamente para a melhoria da formação de professores, especialmente para o provimento de professores para a rede de escolas adventistas. Ressalta-se que boa parte da liderança educacional da IASD se formou nessa instituição e ocupou diversas funções: professores, coordenadores, orientadores, diretores em escolas de Educação Básica e Ensino Superior da Rede Adventista no Brasil e na América do Sul com o intuito de cumprir a missão.

Biografía del autor/a

Giza Guimarães Pereira Sales, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Marília; Mestra em Educação pelo PPGE-FFC-UNESP - Marília (bolsa CNPq ); Possui Pós-graduação em Psicopedagogia clínico institucional e Pós graduação em Gestão da Educação Infantil; Cursou graduação em Pedagogia pela - UNESP e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Atua como Docente permanente no Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP- EC) 

Citas

CARVALHO, Marta Maria Chagas. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: Edusf, 2003.

CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 4. ed. Tradução Ephaim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria M. Galhardo. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

GROSS Renato. Colégio Internacional de Curitiba. Rio de Janeiro, RJ: Collins Editora, 1996.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo:

Thomson Learning, 2003.

KLEIN, Débora. Pedagogia na colina: a faculdade adventista de educação da universidade adventista de São Paulo de 1971 a 1999. São Paulo: Uninove, Dissertação de Mestrado, 2008.

MENSLIN, Douglas. Educação Adventista: 120 anos de escolas paroquiais a uma rede de ensino: permanências e rupturas de um ideário educacional. Curitiba, PR: Ed. DVK, 2015.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 13. Ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

SALES, Giza Guimarães Pereira A Faculdade Adventista de Educação – FAED (1973-1999) e sua contribuição para a formação de professores adventistas no Brasil. Marília, 2019, 415f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2019.

SALES, Giza Guimarães Pereira. História da formação docente por meio da Faculdade Adventista de Educação - FAED: contribuições para a formação de professores no Brasil. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022.

SILVA, Marcos. Pedagogia Adventista, Modernidade e Pós-Modernidade. Tese Doutoral defendida no Departamento de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, 2001.

STENCEL, Renato. História da educação superior adventista no Brasil. Piracicaba, 2006, 275f. Tese (Doutorado) - Universidade Metodista de Piracicaba – Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba, 2006.

TANURI, Leonor M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 14, p. 61-88, mai./ago. 2000. Disponível em:

http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_06_LEONOR_MARIA_TANURI.pdf > Acesso em: 03/07/2009.

TIMM, Albert. R. (Org.). A educação adventista no Brasil: uma história de aventuras e milagres. Engenheiro Coelho: Unaspress — Imprensa Universitária Adventista, 2004.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005.

Publicado

2023-12-19

Cómo citar

Guimarães Pereira Sales, G. (2023). 50 ANOS DE HISTÓRIA DA FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO: GESTORES E PROFESSORES CUMPRINDO A MISSÃO. Revista Formadores, 16(3), 156–166. https://doi.org/10.25194/rf.v16i3.2051

Número

Sección

V Congresso Sul-Americano de Pesquisa na Educação Adventista