EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA EM IDOSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2040Palabras clave:
Creatina, Idosos, Suplementação, SarcopeniaResumen
Introdução: Atualmente, a expectativa de vida da população aumentou os seus índices, elevando a quantidade de pessoas idosas. Esse público de idosos sofre com o envelhecimento que é um processo fisiológico natural trazendo como consequência a perda de força, massa muscular e densidade óssea, o que diminui a qualidade de vida destes. Em favor disto, a creatina mostra melhora na condição física em indivíduos que têm a perda de massa e força muscular quando há uma combinação de treinamento e resistência, sendo ela uma aliada à melhoria da qualidade de vida dessa população.
Objetivo: Sumarizar estudos científicos que avaliaram os efeitos da suplementação de creatina em idosos.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa sobre estudos que avaliaram os efeitos da suplementação de creatina em idosos. A busca de artigos científicos foi realizada nas bases de dados PUBMED, Google acadêmico e SCIELO, a partir a partir da conjugação dos descritores “creatina”, “idosos”, “suplementação”, “sarcopenia”. Foram incluídos todos os artigos originais publicados de janeiro de 2006 até janeiro de 2022.
Resultados (esperados / parciais): Foi encontrado um total de 27 artigos nas bases de dados; destes, 5 foram selecionados para revisão integrativa. Em relação ao ano de publicação, 80% (n = 4) foram publicados no período de 2015 a 2016, enquanto que 20% (n=1) foi publicado em 2006. Os estudos mostram que 40% (n=2) das pesquisas revelam que a suplementação de creatina são efetivas na melhora da cognição e auxílio das tarefas. Em relação ao aumento da força, resistência muscular e aumento da massa magra, 60% (n=3) dos estudos mostram a efetividade da suplementação em relação ao mesmo. O presente estudo ainda está em andamento, mas já foi possível notar que a maior parte dos estudos sobre a creatina estão relacionados ao desempenho físico, força, potência e aumento da massa magra. As demais abordagens como função cognitiva, saúde óssea, sistema imune e outras doenças ainda necessitam de mais estudos para melhor esclarecimento, embora grande parte mostre possíveis benefícios nas condições abordadas neste artigo.
Descritores: Creatina; Idosos; Suplementação; Sarcopenia.
Eixo temático: Ciências da Saúde.