A SAÚDE PÚBLICA COMO FATOR DE GARANTIA DA DIGNIDADE HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.2026Palabras clave:
Dignidade, Saúde, Política, Direitos Fundamentais, Direitos HumanosResumen
Introdução: De acordo com o princípio da dignidade da pessoa humana, o qual se encaixa como um dos princípios fundamentais presente no art. 1º da Constituição Federal, este se caracteriza como defensor dos direitos básicos do ser humano, um valor intrínseco. O Direito à saúde é um dever do Estado que se dá mediante políticas sociais, visando a redução de possíveis doenças, garantindo a efetivação de novos meios de cuidados e tratamentos, que beneficiem a todos os cidadãos. No geral, ela necessita de uma observação mais ampliada, que leve a refletir uma melhor eficiência.
Objetivo: O objetivo deste artigo será avaliar como o Sistema Único de Saúde (SUS) atende, e se o faz para garantir a dignidade de cada pessoa. Para tanto, será necessário definir dignidade da pessoa humana; caracterizar o sistema de saúde; como também, relacionar dados estatísticos que corroborem a atual realidade social.
Método: Portanto, buscando relatar elementos importantes, foram utilizadas pesquisas bibliográficas (revistas, artigos, sites, livros), método dedutivo e indutivo, além de dados qualitativos e quantitativos. O que, todavia, indicou uma precariedade no sistema (no atendimento e em sua falta de estruturas adequadas, na quantidade de aparelhos tecnológicos disponíveis, na disponibilidade de medicamentos, na diversidade de tratamentos, no número de médicos, nas upas insuficientes.
Resultados (esperados / parciais): Espera-se concluir a não sincronia entre esta garantia fundamental e a qualidade e acesso à saúde. Pois, sendo acrescidas também de falhas administrativas, orçamentárias e deficiências na profilaxia, o resultado é o adoecimento de pacientes e profissionais médicos e aliados. Destarte, vivenciamos grandes obstáculos decorrentes das sucessivas crises do capitalismo, que se expõe diretamente na sociedade, tomando proporções em massa. Devido à precariedade do país, o ser humano é tratado de forma desmerecedora, sem dignidade.
Descritores: Dignidade; saúde; Politica .
Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.