OS IMPÁCTOS DO ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1992Palabras clave:
Abuso sexual, Agressor intrafamiliar, InfantilResumen
Introdução: O abuso sexual infantil configura-se como um tipo de violência. É definido como abuso sexual onde a criança ou adolescente são usados para proporcionar satisfação a um adulto, em uma relação de poder desproporcional entre alguém de maior idade, sendo mais velho contra uma criança ou adolescente, este pode ocorrer em contexto extrafamiliar e intrafamiliar (UNICEF,2014). Especialistas afirmam em embasamento científico que a criança e o adolescente não se encontram preparados para práticas sexuais no quesito físico e psíquico, assim tornam-se vulneráveis a diversas psicopatologias (AZEVEDO, TAVARES, 2018).
Nesse contexto estudos indicam que em média 80% a 88% são abusos intrafamiliares (MPCE, 2021). A definição de abuso sexual intrafamiliar refere-se a práticas sexuais praticados por familiares de consanguinidade pai, mãe, avós etc. O abuso também pode ocorrer por pessoas que passaram a fazer parte da família, que seria por afinidade, madrastas, padrastos, e por responsabilidade como tutela, adoção e guarda. (CUNHA, 2021; TOPOROSI, 2022).
Objetivo: Identificar as principais consequências do abuso sexual em crianças e adolescentes no contexto intrafamiliar
Método: A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica narrativa, assim para a elaboração do conteúdo deste artigo científico, fez-se uso da fonte de pesquisa secundária (livros e documentos publicados). As fontes bibliográficas utilizadas foram livros digitais da biblioteca virtual da FADBA, artigos, periódicos e revistas obtidos pelo google acadêmico, scielo e pepsico. No que se refere aos anos de publicações dos materiais colhidos foi estabelecido os 10 últimos anos de 2014 a 2023. Dos materiais usados na revisão bibliográfico foram selecionados 9 artigos, 2 fontes documentais e 1 livros sobre a temática.
Resultados (esperados/parciais): Esta pesquisa tem o intuito de encontrar resultados a partir do levantamento de publicações por ano, área do conhecimento e método de investigação. Espera-se também explanar: (a) Identificar os motivos do porquê membros da família não denunciam o abuso sexual intrafamiliar. (b) Apresentar os efeitos do abuso sexual na saúde da criança e do adolescente numa perspectiva biopsicossocial.
Descritores: Abuso sexual; Intrafamiliar; Infantil.
Eixo temático: Ciências da Saúde.