DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DO TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: DESAFIOS NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL

Autores/as

  • Sara Aimeê Araújo da Costa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Leticia Silva Sousa Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Samai Alcira Cunha Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1986

Palabras clave:

Diagnostico diferencial, Transtorno de personalidade Borderline/limítrofe, Transtorno Afetivo Bipolar/humor

Resumen

Introdução: No âmbito da Saúde Mental algumas questões tornam-se bem desafiadoras para os profissionais e uma delas é o fato de conceder um diagnostico diferencial de transtornos com sintomas muito semelhantes aos pacientes, sendo assim o caso do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). 

Segundo o Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos 5° edição (DSM-5), o Transtorno Afetivo Bipolar é dividido de duas formas, bipolar do tipo I e do tipo II, os mesmos não apresentam grandes diferenciações entre si, salvo os critérios para o diagnóstico. As características do tipo I são apresentadas como um transtorno maníaco-depressivo clássico ou psicose afetiva, diferem da descrição clássica, apenas por não haver exigência de experiencia na vida de um episódio depressivo maior. O bipolar do tipo II, requer um ou mais episódios depressivos maiores e pelo menos um episódio de hipomania ao longo da vida do paciente. (DSM-5, 2014).

Objetivo: Analisar os problemas mais comuns enfrentados por profissionais de saúde mental no diagnóstico diferencial e manejo de pacientes com transtorno de personalidade borderline e transtorno bipolar por meio de uma revisão bibliográfica.

Método: Este é um estudo de revisão de natureza bibliografia narrativa. Trata-se de um artigo qualitativo baseado em amplas pesquisas feitas para descrever, com o ponto de vista teórico, os problemas mais comuns enfrentados por profissionais de saúde mental no diagnóstico final, contextualizando diversos autores e sob a perspectiva prioritária do CID e DSM.

Resultados (esperados / parciais): Espera-se identificar as principais diferenças entre os Transtornos Bipolar e Borderline, além de examinar as dificuldades de diagnóstico diferencial entre elas e contribuir para o enriquecimento temático e a compreensão das semelhanças sintomáticos entre os dois Transtornos, que produzem a dificuldade na distinção diagnóstica.

Descritores: Diagnostico diferencial; Transtorno de personalidade Borderline/limítrofe; Transtorno Afetivo Bipolar/humor.

Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Aimeê Araújo da Costa, S., Silva Sousa, L., & Alcira Cunha, S. (2023). DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DO TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: DESAFIOS NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1986. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1986