ANÁLISE DAS DINÂMICAS E INFLUÊNCIAS FAMILIARES NAS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE SEUS MEMBROS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1981Palabras clave:
Dinâmica Familiar, Influência Familiar, Sofrimento PsíquicoResumen
Introdução: A família é considerada um grupo social que exerce grande influência sobre a vida dos sujeitos, sobretudo, em relação ao aprendizado das regras, comportamentos, crenças, símbolos e mitos sociais. Comumente, é a partir do contexto e do suporte oferecido pelas famílias que os sujeitos vivem as fases da vida e se constituem subjetivamente. Durante as últimas décadas, as composições e dinâmicas familiares sofreram significativas mudanças. Em que, por um lado, algumas famílias têm se mantido como importantes polos de referência e suporte, mas, por outro, alguns espaços familiares têm produzido condições geradoras de violências e sofrimento mental.
Objetivo: Analisar de que forma as dinâmicas e influências das famílias contribuem nas trajetórias de vida e na produção de sofrimento mental dos sujeitos. Método: Este trabalho se constitui como parte de uma investigação científica em curso, a qual toma a pesquisa qualitativa como referência e faz uso do método de revisão bibliográfica integrativa para a produção dos dados. Para tanto, utiliza as bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e CAPES-Periódicos. Os descritores selecionados para a busca dos textos são: “sofrimento psíquico” e “sofrimento mental”, combinados com “família”, “violência intrafamiliar” e “negligência familiar”. Em relação aos critérios de inclusão utilizados são: artigos publicados em português e textos no formato relato de pesquisa ou revisões. Ademais, utilizaremos as estratégias para seleção dos textos nas bases de dados: leitura dos títulos, em seguida, dos resumos e, por fim, do texto na íntegra, sendo descartados os artigos que não tiverem relação com o objeto do estudo.
Resultados Esperados: Intencionamos com essa pesquisa alcançar informações relevantes sobre as dinâmicas familiares e como elas podem contribuir ou produzir sofrimento psíquico aos seus membros. De modo específico, espera-se compreender
de que modo a negligência psicológica dos pais afetam, ou não, a saúde mental dos indivíduos. Por fim, pretendemos analisar como os impactos da violência psicológica exercida pelos familiares e cuidadores influenciam as condições de vida dos sujeitos.
Sendo assim, esperemos agregar reflexões e sistematizar conhecimentos sobre a temática da família e suas influências e dinâmicas, as quais podem ser promotoras de aprendizados e condições de apoio, mas também geradoras de violências e
sofrimento mental.
Descritores: Dinâmica Familiar; Influência Familiar; Sofrimento Psíquico.
Eixo temático: Ciências da saúde.