MATERIAIS INFORMATIVOS E EDUCATIVOS PUBLICADOS NAS REDES SOCIAIS PELOS CAPS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Emilly Suzane Padilha da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jarlan Miranda dos Santos Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1976

Palabras clave:

Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial, Educação em Saúde, COVID-19, Redes Sociais, Comunicação em Saúde

Resumen

Introdução: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) se constitui como um importante serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem a finalidade de atender pessoas em sofrimento psíquico e seus familiares. Desse modo, a comunicação entre os profissionais da equipe, usuários e familiares tornar-se imprescindível para o bom funcionamento dos CAPS. Durante a pandemia da COVID-19, algumas medidas de prevenção do contágio do vírus foram importantes, como o uso de máscaras e álcool em gel, o distanciamento social e o lockdown. Nesse contexto, as redes sociais se mostraram uma via potente na transmissão de informações sobre as práticas preventivas necessárias e o funcionamento dos serviços.

Objetivo: Identificar e analisar materiais de caráter informativo e educativo publicados nas redes sociais pelos CAPS no período da pandemia da COVID-19.

Método: Os dados foram produzidos a partir de uma análise documental. Assim, entre março de 2020 até dezembro de 2021, buscamos identificar perfis do Instagram e páginas do Facebook de 22 CAPS, em 18 cidades do estado da Bahia, e examinar postagens no formato de fotos e vídeos que apresentassem práticas desenvolvidas pelos CAPS no período da pandemia da COVID-19. Para esse trabalho, identificamos e analisamos 8 vídeos e 42 fotos.

Resultados (esperados / parciais): Ao longo da análise foi possível perceber que as redes sociais se tornaram uma via estratégica e potente para manter o contato e o vínculo com os usuários do CAPS, principalmente, no período de maior contágio da pandemia. Assim, os perfis do Instagram e Facebook funcionaram como “mural virtual” ou “newsletter”, na medida em que os profissionais buscavam compartilhar informações sobre a pandemia, os cuidados necessários em saúde e sobre as atividades nos CAPS. De modo específico, comunicaram sobre as ações terapêuticas presenciais ou atividades assíncronas, eventos que iriam acontecer, como também compartilhavam informações sobre as atividades que eram realizadas. Em relação à pandemia, as equipes disponibilizavam informações sobre o coronavírus e a covid-19, acerca da necessidade de distanciamento social, uso de máscaras e do álcool em gel. Em datas comemorativas ou no período das campanhas de conscientização, o espaço virtual foi utilizado para transmitir informações sobre os respectivos temas, porém não só para usuários e familiares, mas também para o público geral. Mesmo com os desafios e limitações impostas pela pandemia, foi possível perceber que as equipes dos CAPS buscaram construir novas estratégias e modos de cuidado neste período. No tocante às práticas de comunicação e educação em saúde, buscaram utilizar as redes sociais como um meio para a compartilhamento de informações. Entretanto, podemos perceber que o uso das plataformas digitais ainda não é uma realidade para todos os usuários do SUS, quer seja por não possuir equipamentos apropriados ou por não dispor de acesso à internet. Neste caso, o que possivelmente dificultou para algumas pessoas pudesse ter o acesso das informações compartilhadas pelos serviços de saúde durante este período pandêmico.

Descritores: Saúde Mental; Centro de Atenção Psicossocial; Educação e Comunicação em Saúde; Pandemia da COVID-19; Redes Sociais.

Eixo temático: Ciências da Saúde

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Suzane Padilha da Silva, E., & Miranda dos Santos, J. (2023). MATERIAIS INFORMATIVOS E EDUCATIVOS PUBLICADOS NAS REDES SOCIAIS PELOS CAPS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1976. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1976