PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO PROCESSAMENTO SENSORIAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Admilson Gonçalves de Almeida Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Aline Lemes Palagi Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Daiane Gomes de Freitas Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Elizabeth Lohn Chaves Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Jemima Silva Mozer Paulino Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1970

Palabras clave:

Autismo, Processamento Sensorial, Práticas Pedagógicas

Resumen

O ambiente escolar é um dos principais espaços onde ocorre a interação social e, portanto, entende-se que este deve ser inclusivo. Ao receber um aluno autista, a escola deve compreender suas habilidades e dificuldades para desenvolver a sua aprendizagem e interação social. Conforme Cunha (2012, p. 29 e 30), "[...] na escola deve-se utilizar o afeto e os estímulos peculiares do aluno para conduzi-lo ao aprendizado, porque, na educação quem mostra o caminho é quem aprende e não quem ensina [....]”.

A pesquisa pretende responder algumas questões para garantir diálogo entre as práticas docentes e a forma de interpretação única de aprendizagem da criança com o Transtorno Espectro Autista em sala de aula. Devido à diferença que existe no processamento sensorial da criança com TEA, que pode resultar em dificuldades para o desenvolvimento de sua aprendizagem, ela necessita de atividades pontuais para que esse processamento aconteça e, com isso, a inclusão se concretize de fato.

A partir da questão levantada, a pesquisa pretende entender como os docentes lidam com o tema quando se veem diante da questão em sala de aula. Para discutir a temática, foram realizadas revisões bibliográficas de estudos já conduzidos por autores como Serrano (2016), Caminha (2008), Cunha (2012), Momo; Silvestre; Graciane (2011), que irão contribuir para embasamento teórico do processamento sensorial.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Gonçalves de Almeida, A., Lemes Palagi, A., Gomes de Freitas , D., Lohn Chaves , E., & Silva Mozer Paulino, J. (2023). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO PROCESSAMENTO SENSORIAL PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Formadores, 20(Suplementar), e1970. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1970