INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PREPARO DOCENTE NA CONTRIBUIÇÃO E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1964Palabras clave:
Inclusão, Políticas Educacionais, Surdo, LibrasResumen
Introdução: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Constituição Federal, afirmam que a educação superior idealizada inicialmente com a finalidade de proporcionar e estimular o pensamento reflexivo nas diversas e diferentes áreas do conhecimento, sendo dever do estado garantir o ingresso ao ensino e pesquisa, com princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
Leis e declarações, realizam a tentativa de elaborar políticas e ações que viessem permitir a participação do aluno com deficiência no ensino superior e as escolas regulares. A realidade do atendimento destes alunos é de uma relevância tal, devido à gravidade da formação do indivíduo que vem com uma má formação básica e que agora chega até o professor do ensino superior, tornando ele o maior responsável pela formação acadêmico profissional desse aluno.
O processo de inclusão do indivíduo surdo no ensino superior constitui inicialmente fundamentação na concepção dos direitos humanos, igualdade, diferença, inclusão, exclusão: as dificuldades educacionais enfrentadas no sistema de ensino, ficando claro a necessidade de preparo docente do ensino superior para lidar corretamente com a educação inclusiva, a formação do surdo. Mediante as atuais políticas educacionais, está o docente do ensino superior preparado para contribuir com a formação do indivíduo surdo?
Objetivo: Analisar o preparo do docente do ensino superior para o processo de educação inclusiva e a formação do indivíduo surdo, baseado nas políticas da educação superior;
Contextualizar o ensino superior no Brasil, a organização e legislação específica existente referente a educação inclusiva e a permanência do surdo no ensino superior.
Identificar a qualificação docente bem como os obstáculos e desafios na educação inclusiva, e na formação dos alunos surdos.
Método: A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde se pretende fazer uma abordagem direta, para fazer o comparativo do que está descrito dentro dos paradigmas da política da educação superior com a formação real do professor do ensino superior ao lidar com o estudante surdo. Metodologia tem como opção o método dedutivo e também comparativo. O procedimento, será feito por meio de observação direta e pesquisa participante. A abordagem será mista, com entrevistas semiestruturadas.
Resultados (esperados/parciais): Diversos questionamentos são feitos quanto falamos do ensino superior e do indivíduo surdo trais como: sua permanência até a conclusão, o papel do professor no aprendizado de tais alunos. E bem comum ao falarmos sobre educação, e com isso elevar o professor o eixo principal, ou a peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem no processo de formação do indivíduo com deficiência.
Na busca da quebra de paradigmas passamos então a trazer o professor como ator principal no processo de ensino-aprendizagem e na formação acadêmica do indivíduo surdo. Na atual conjuntura social, moral, e tecnológica, vivemos mergulhados em um mundo de informações automáticas e conectadas. Esse período de conquistas científicas, avanços tecnológicos, vem com um peso enorme das cobranças que a atualidade dirige, velada, ou explícita, exigindo a constante necessidade de aprimoramento. É nesse contexto que se encaixa o professor, tendo que viver com tantas exigências, sendo então pressuposto ser o professor detentor de todo o conhecimento, estando preparado para qualquer das diversidades educacionais no ensino superior para assim receber um aluno surdo e prepará-lo para trilhar os caminhos do conhecimento tecidos em sala de aula.
Descritores: Inclusão, Políticas Educacionais, Surdo, Libras.
Eixo temático: Ciências Humanas