LITERATURA INDÍGENA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores/as

  • Eliane Rosa de Góes Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1961

Palabras clave:

Literatura indígena, Ensino, Relações etnorraciais

Resumen

Introdução: A Lei n. 11.645, de 10 março de 2008, preconiza a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio, especialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História, contudo, decorridos 15 anos da instauração dessa diretriz, não se pode negar a dificuldade que os diferentes níveis de ensino ainda têm em implementar essa proposta. A reflexão acerca da história e cultura afro-brasileira e indígena, a despeito da área de atuação do professor, pode ajudar a problematizar questões de grandes implicações corporificadas na escola, como diversidade cultural, desigualdade social, preconceito e discriminação racial, de modo que práticas em sala de aula sejam ressignificadas e contribuam efetivamente para a consciência cidadã. Trabalhar a literatura indígena brasileira, por exemplo, significa analisar discursos hegemônicos acerca de nossa cultura e formação identitária e pensar sobre as relações etnorraciais no Brasil. Enquanto composição estética, a literatura indígena brasileira é construída a partir de multimodalidades discursivas, quer dizer, é feita da convergência de linguagens, como a escrita alfabética e a imagem, mas, sendo uma produção riquíssima, é pouco explorada e difundida porque prejulgamentos sobre o indígena e seu modo de vida interferem na circulação e recepção dos textos. A literatura indígena permite levantar a ideia de entrelugar, de autoria e de multimodalidade, além de conceitos sobre gêneros discursivos e variações linguísticas. Mais que isso, esse tema pode sensibilizar professores e alunos e instigar o respeito pelo outro e por suas diferenças.

Objetivo: Esse estudo tem se construído com vistas aos seguintes objetivos: definir literatura indígena brasileira; tratar dos aspectos que marcam essa produção; levantar autores e textos desse segmento literário; discutir o ensino da literatura indígena no contexto de uma educação para as relações étnico-raciais.

Método: Pesquisa bibliográfica.

Resultados (esperados/parciais): A escola ou a universidade são espaços propícios para transformação de mentalidades assentadas no preconceito, na estereotipação, na discriminação, daí a importância de uma formação intercultural, que considere as relações etnorraciais, tal como estabelece a Lei 11645/2008. Nesse sentido, essa pesquisa espera discutir literatura indígena brasileira e como o ensino dessa temática pode contribuir para uma formação que valorize a heterogeneidade e que concorra para a autoestima do aluno, para o desenvolvimento da solidariedade e para o modo como se pensa e sente o outro.

Descritores: Literatura indígena; ensino; relações etnorraciais.

Eixo temático: Ciências Humanas.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Rosa de Góes, E. (2023). LITERATURA INDÍGENA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1961. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1961