CUIDADO COM A VOZ, PROFESSOR! UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Andre Sousa da Cruz Teixeira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Larissa Caroline de Souza Dantas Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Natalianny Moraes de Souza Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Talita Silva de Oliveira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Danielle Nascimento Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Karen Silva Mori Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Katherine Rios Almeida Pedreira Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1958

Palabras clave:

Educação em saúde, Distúrbios da voz, Docente

Resumen

A voz é uma ferramenta importante na vida de muitos profissionais, e cerca de 25 por cento das pessoas economicamente ativas consideram a voz como sua principal ferramenta de trabalho. Esses profissionais estão em maior risco de desenvolver distúrbios vocais, sendo exemplos de profissionais da voz os professores. Essa categoria de profissionais comparada a outras apresentam maior prevalência na apresentação de alterações na voz devido ao uso contínuo da voz na mediação do conhecimento(1). Distúrbios da voz trazem grande prejuízo ao desempenho do professor, além de poder levar a faltas, afastamentos ou até mesmo abandono da atividade.Esses distúrbios ocorrem a partir de diversos fatores hereditários, ambientais, comportamentais e a partir de fatores ocupacionais.Diversos estudos têm relacionado esses distúrbios, principalmente, com o uso excessivo da voz que ocasiona lesão nas pregas vocais(1). Quando a voz muda, de forma negativa, diz-se que ela está perturbada ou disfônica(2). A disfonia pode, portanto, ser compreendida como uma dificuldade ou alteração na emissão da voz que não permite a produção natural da voz, que impede temporária ou permanentemente a comunicação oral.Assim, a disfonia causa prejuízos à pessoa , pois a voz produzida causa dificuldades ou limitações no desempenho de sua principal tarefa verbal e na transmissão de uma mensagem emocional (3,4,5). Para os professores, a função de comunicação desempenha um papel central em seu trabalho profissional, portanto, um distúrbio de voz pode afetar significativamente sua qualidade de vida. Mas outras deficiências, como cegueira ou perda da audição, podem prejudicar a vida do profissional. No entanto, acredita-se que a comunicação oral teria um efeito extremo, pois sem voz o professor não conseguiria exercer sua profissão. A alta prevalência de disfonia entre os profissionais da voz tem sido amplamente estudada, principalmente no que diz respeito à voz do professor, visto que é sua principal ferramenta de trabalho (6). Portanto, são importantes medidas de prevenção dos distúrbios da voz para esses profissionais. Nesse estudo investigou-se o conhecimento sobre cuidados com a voz de professores do fundamental II e ensino médio do Colégio Adventista da Bahia e a partir dos resultados foram realizadas intervenções para promoção de saúde vocal e prevenção de agravos relacionados a distúrbios vocais.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Sousa da Cruz Teixeira, A., Caroline de Souza Dantas, L., Moraes de Souza, N., Silva de Oliveira, T., Nascimento Silva, D., Silva Mori, K., & Rios Almeida Pedreira, K. (2023). CUIDADO COM A VOZ, PROFESSOR! UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1958. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1958