CONTRIBUIÇÕES DO CONTROLE DE CUSTOS POR TONELADA EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR MECANIZADA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1948Palabras clave:
Controle de custos, Empresa prestadora de serviços, Colheita mecanizada, Cana-de-açúcarResumen
De acordo com Gubert, Zanotto, Borelli e Vidor (2016) o agronegócio representa uma atividade de destaque para o desenvolvimento brasileiro ao longo de sua história. O agronegócio é relevante em nível nacional, contribuindo significativamente para a geração de riqueza do Brasil e participou em 2020 de 24,31% do Produto Interno Bruto (PIB) (CEPEA, 2020). Entre todas as atividades desenvolvidas pelo agronegócio, destaca-se a produção de cana-de-açúcar.
Com o aumento da produção de cana-de-açúcar, o que era realizado manualmente por cortadores de cana foi substituído por máquinas e equipamentos tornando a colheita de cana-de-açúcar mecanizada. Esse modelo de colheita trazido pela mecanização traz consigo seus benefícios, sendo no âmbito ambiental a diminuição do impacto por eliminar a queima de resíduos e no âmbito econômico em favor da diminuição do tempo de colheita e o crescimento da produtividade.
Com todo o avanço no setor do agronegócio muitos dos produtores de cana-de-açúcar optam por contratar empresas especializadas para realizar o serviço de colheita ao invés de investirem em máquinas, tratores, equipamentos e em capacitação dos colaboradores, sendo a terceirização mais vantajosa do que o investimento, além de otimizar a produção e lucratividade, uma vez que podem planejar e cultivar melhor sua produção no período de safra.
Na empresa prestadora de serviços em estudo o preço pelo serviço prestado é tabelado, ou seja, é igual para todas as empresas. Isso acontece pois é a usina na qual o produtor da cana-de-açúcar entrega sua matéria-prima que estabelece o valor a ser pago por tonelada colhida, havendo reajustes apenas a cada safra.