FINANÇAS FAMILIAR – VIABILIDADE FINANCEIRA DA IMPLANTAÇÃO DA AQUAPONIA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1945Palabras clave:
Aquaponia residencial, Viabilidade financeira, Retorno investimentoResumen
Introdução: A Associação de Moradores de Capoeiruçu solicitou ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (Nei) que desenvolvesse atividades para suprir às necessidades de formação interprofissional da comunidade. Em cumprimento da função social da FADBA, o Nei, em conjunto com o curso de administração, idealizou projetos de capacitadores para atender às demandas da região, visando a formação do ser humano pleno em capacidades físicas, mentais e espirituais. Um projeto desses é a aquaponia residencial, que busca capacitar as famílias para produzir o próprio alimento, além de conscientizá-las sobre a importância socioambiental. Com até 90% de redução do consumo de água, a aquaponia residencial tem o potencial de trazer viabilidade financeira para a produção sustentável conjunta de alimentos, peixes e hortaliças.
Para avaliar a viabilidade financeira da produção sustentável conjunta de alimentos, peixes e hortaliças via aquaponia residencial, é necessário realizar estudos financeiros levando em consideração a quantidade produtiva. Essa problematização se apresenta como um ponto importante a ser considerado, visto que a análise da viabilidade financeira é fundamental para garantir a continuidade e sustentabilidade do projeto. Nesse sentido, é importante realizar uma avaliação minuciosa dos custos envolvidos, como a aquisição de equipamentos, insumos e mão de obra, bem como a projeção de receitas futuras. Além disso, é importante levar em consideração o potencial de mercado e a demanda pela produção de alimentos sustentáveis, a fim de garantir a rentabilidade do projeto.
Objetivo: O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a viabilidade financeira da produção residencial sustentável de alimentos por meio da aquaponia, que integra a produção de peixes e hortaliças, visando beneficiar as famílias de baixa renda da Associação de Moradores de Capoeiruçu. Além disso, busca-se fortalecer a construção de novos atores sociais capazes de disseminar conhecimentos sobre práticas favoráveis, promovendo o desenvolvimento profissional e a igualdade social na região.
Método: Avaliar a viabilidade financeira da produção sustentável conjunta de alimentos, peixes e hortaliças via aquaponia residencial realizando uma pesquisa-ação participativa envolvendo a comunidade, desde o planejamento até a execução do projeto. Seriam realizados grupos focais para coletar informações sobre as necessidades e expectativas dos participantes e avaliar os resultados obtidos, com análise qualitativa dos dados. A sustentabilidade a longo prazo seria garantida através da criação de uma cooperativa ou associação de produtores locais.
Resultados (esperados / parciais):
A distribuição dos produtos gerados pelo sistema de aquaponia realizados por meio de uma cooperativa, que forneceria a distribuição dos alimentos, além de promover a troca de experiências e a gestão coletiva do empreendimento. Outra possibilidade seria a venda direta para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentiva a compra de produtos da agricultura familiar, estimulando o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades em parceria com o município. Essas alternativas promovem a sustentabilidade do projeto a longo prazo, garantindo a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas e para a conscientização socioambiental da comunidade.
Descritores: Aquaponia residencial, viabilidade financeira, retorno investimento
Eixo temático: Ciências sociais aplicadas.