EVANGELISMO DIGITAL: COMO EVANGELIZAR POR MEIO DA INTERNET?
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1940Palabras clave:
Teologia, Redes sociais, EvangelismoResumen
Introdução: Estamos espalhados por todos os lugares, e, em função disso, temos a oportunidade de disseminar a mensagem e o evangelho de Cristo nos mais variados veículos de comunicação. O evangelismo digital é uma estratégia de disseminação da mensagem cristã, que visa o alcance das mais variadas classes de pessoas. A Bíblia é repleta de personagens que "constrangeram" culturas, a fim de comunicarem-se assertivamente, e alcançar o público-alvo. Entre eles, um dos principais foi o apóstolo Paulo, a carta aos Coríntios perspectiva enfatizar a importância da evangelização em suas diversas vertentes, é de tê-la como base fortificadora para o alcance desde grupo em específico, que, por sua vez, exige uma comunicação estruturalmente técnica. O apóstolo Paulo, é um dos que mais enfatizam sobre a importância de associar-se com seu público, de forma que seja compreendido, por consequência do conhecimento do alvo. Existem diversas formas de obter uma comunicação progressiva, e no meio digital, muitas delas precisam ser conhecidas.
Em suas viagens por todos os lugares que passou, o apóstolo Paulo foi empático com todos aqueles que necessitavam entendê-lo, de forma que não se sentissem excluídos ou marginalizados. Na carta aos Romanos 7: 1-6, o apóstolo usa de recurso literário, conhecido como analogia. Para exemplificar o direcionamento de sua compreensão sobre a lei como a seriedade que uma união matrimonial enquanto mantida. Além de usar a figura do casamento para qualificar a seriedade com a lei como uma sequência de um relacionamento feliz com Cristo, também usa a expressão “κύριος ” (kýrios) cujo significado literal é “Senhor”. Cujo as implicações, estão intricicamente relacionadas com a submissão a um estado que ele mesmo escolheu. É importante ressaltar tal ato, para melhor compreendermos a importância de uma comunicação que objetive ser compreendida pelo interlocutor.
Outra importância que precisa ser dada sobre o autor e sua visão sobre a comunicação entendida pelo autor, é a forma com que é transmitida. Tão importante quanto entender que cada um entende a comunicação de forma diferente, é compreender que existe uma vasta diferença entre comunicação e informação.
Objetivo: Apresentar os veículos de comunicação virtual, como uma potente arma na pregação do Evangelho
Método: Aplicar dados de captação de novos conversos, como validador do trabalho em questão.
Resultados (esperados / parciais): Motivar aqueles que ao entrarem em contato com este conteúdo, a sentirem-se encorajados a “navegar” com um propósito missiológico, com o objetivo de alcançar pessoas para estudar a Bíblia, e por fim, conduzi-las ao batismo, encaminhando-os ao corpo eclesiástico da Igreja mais próxima, após um contato amistoso desenvolvido entre ambas as partes.
Descritores: Evangelismo; Digital; Internet; Missão.