ENSINO DE TEOLOGIA: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Edilei Rodrigues de Lames Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Liliane Costa Jacobs Lames Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1879

Palabras clave:

Teologia, Pandemia de COVID-19, Ensino de Teologia

Resumen

Introdução: O Ensino sofreu impactos significativos no período da Pandemia de COVID-19. Com a Teologia não foi diferente, a crise sanitária exigiu uma série de medidas que modificou as práticas educacionais, obrigando as instituições a se adaptarem rapidamente ao ambiente e formato virtual de ensino. Nesse cenário desafiador, surgiram também oportunidades para repensar e inovar o processo de formação teológica, explorando ferramentas tecnológicas, repensando práticas pedagógicas e procurando promover maior interação entre os estudantes. Este artigo examina os desafios e oportunidades do ensino de teologia durante a pandemia, na percepção de alunos e professores de uma IES do interior do Estado de SP.

Objetivo: Examinar os desafios e oportunidades no ensino de teologia no período da Pandemia de COVID-19, em uma IES do interior do estado de SP.

Método: O estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem predominantemente quantitativa mediante aplicação de survey a 257 alunos e 15 docentes de teologia no período de 02 a 06 de junho de 2020. Também foram checados documentos do Comitê Gestor de Crises. Os dados do survey foram analisados mediante estatística descritiva. Para os comentários dos docentes e alunos e informações do comitê, utilizou-se da Análise de Conteúdo.

Resultados (esperados / parciais): Os resultados do estudo permitem verificar que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, a rapidez com que a IES migrou para o formato online, mediante aulas remotas via plataforma Zoom e ambiente virtual de Aprendizagem (CANVAS),  permitiu que os alunos conseguissem avançar em seus estudos sem perdas significativas. Os resultados iniciais indicaram que metade dos alunos gostam tanto quanto ou mais das aulas online que presenciais. Docentes também foram positivamente surpreendidos, ao ponto de que a grande maioria permaneceria lecionando online por mais tempo sem problemas. Quanto às vantagens do modelo online, a possibilidade de revisão e a economia de tempo de locomoção foram os destaques para os alunos e, os professores enxergam vantagem na comodidade de lecionar em casa e na possibilidade de os alunos revisarem os conteúdos. Como desvantagens os alunos relataram a concentração prejudicada e o cansaço visual, este último repetido pelo docente, acrescido da incerteza da assistência às aulas pelo aluno que deixa a câmera desligada.

Descritores: Teologia; Pandemia de COVID-19; Ensino de Teologia.

Eixo temático: Ciências Humanas.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Rodrigues de Lames , E., & Costa Jacobs Lames, L. (2023). ENSINO DE TEOLOGIA: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1879. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1879