TINDER E BADOO: AUTOPERCEPÇÃO E AUTOESTIMA DE JOVENS-ADULTOS BRASILEIROS

Autores/as

  • Camila Galvão Segovia Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Daniela Freitas Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Isabela Fernandes Pereira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
  • Damares Borges dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1829

Palabras clave:

Relacionamento, Aplicativos, Autopercepção, Autoestima

Resumen

Introdução: No século XXI, a grande maioria dos jovens-adultos se relacionam por aplicativos de relacionamento com o intuito de construir uma relação amorosa. Nesta busca pelo contato com o outro, estes indivíduos utilizam-se de manobras de superexposição e idealização de si para se tornarem mais atraentes ao olhar do(a) potencial parceiro(a).

Objetivo: Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem como objetivo identificar em quais aspectos o uso de aplicativos de relacionamento interfere na autoestima e autopercepção de jovens adultos brasileiros.

Método: Para esta identificação, está sendo realizada uma pesquisa de campo, com caráter quanti-qualitativo e corte transversal, que tem como público-alvo jovens brasileiros, entre 18 e 30 anos que usam, ou já usaram, os aplicativos Tinder e Badoo. Para composição da amostra, está sendo utilizada a técnica “Snowball” (Bola de neve). Os instrumentos utilizados para coleta de dados são um questionário elaborado no Google Forms e entrevista semiestruturada. Os dados obtidos serão analisados de acordo com as técnicas de Análise Estatística Descritiva e Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados (esperados / parciais): Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para melhor compreensão das relações interpessoais construídas através de aplicativos de relacionamento. Além de promover conhecimento sobre a importância da autopercepção e autoestima na construção de um relacionamento. O presente trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) e, atualmente, está na etapa de coleta de dados para análise

Descritores: Relacionamento; Aplicativos; Autopercepção; Autoestima.

 

Eixo temático: Ciências Humanas.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Galvão Segovia, C., Freitas Santos, D., Fernandes Pereira, I., & Borges dos Santos , D. (2023). TINDER E BADOO: AUTOPERCEPÇÃO E AUTOESTIMA DE JOVENS-ADULTOS BRASILEIROS. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1829. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1829