“UMA UNIVERSITÁRIA EM: ACHEI QUE ERA ISRAEL, MAS FUI PARAR NA BABILÔNIA”: UM PRODUTO EDUCATIVO SOBRE PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS ENTRE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1780Palabras clave:
Assertividade, Comunicação, Saúde Mental, Habilidades SociaisResumen
No livro de Daniel, capítulo 1: 1-21, a Bíblia Cristã aborda a tomada do reino de Judá e a trajetória de Daniel e seus amigos no reino da Babilônia. Deus havia escolhido o povo de Israel, desde o momento em que fez o chamado a Abraão. Devido à sua desobediência, Deus entregou aquela nação nas mãos de Nabucodonosor (1).
Ao situar Jerusalém, Nabucodonosor solicitou ao chefe dos seus eunucos, que trouxesse 4 jovens dos filhos de Israel que pudessem ensinar-lhe a língua dos caldeus. Os jovens príncipes escolhidos foram Daniel, Hananias, Misael e Azarias(1). Ellen White escreve que desde a infância de Daniel e seus amigos foram ensinados sobre princípios e valores de vida, fator este que se fez crucial nos momentos em que os mesmos estiveram na Babilônia(2).
Nesse contexto, pode-se avaliar a experiência de Daniel e seus amigos na perspectiva atual da conclusão do ensino médio e o posterior ingresso à universidade que é, para o estudante, um momento de sérias mudanças que ocorrem simultaneamente em diversas áreas da vida. Ainda nesse sentido, apesar de estarem no alvorecer da vida e cativos em Babilônia, os quatro jovens filhos de Israel possuíam valores absolutos, sabiam o que era certo e errado e tinham coragem de ser diferentes(1,2).
Mesmo estando em terras estranhas, Daniel e os outros jovens israelitas não abandonaram seus princípios e escolheram perseverar em fidelidade ao Deus de Israel até a última circunstância. As habilidades sociais desenvolvidas por estes personagens são, ainda hoje, fonte de aprendizado para os jovens contemporâneos, principalmente na fase em que deixam sua terra natal, em que eram orientados em princípios e valores por seus pais, e decidem se aventurar em terras estranhas em busca de sua carreira profissional(1,2).
Habilidades sociais são definidas como classes de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que lhe garantem um bom desempenho social, logo, é coerente pensar no quanto a aquisição de tais capacidades se tornam fundamentais para que o recém-ingresso na universidade possa tomar decisões assertivas, ao se deparar com um novo cenário em que terá de ser fiel aos seus princípios e valores(3).
Nessa linha de raciocínio, entende-se que as universidades bíblico-cristãs, devem proporcionar condições necessárias para que o aluno adquira competências a fim de alcançar êxito acadêmico e prático religioso. De forma que, “o estudante poderá cumprir o planejamento de seus objetivos, manter e melhorar sua relação com colegas, professores e gestores, administrar de modo equilibrado as relações de poder estabelecidas [...]”(3).