“SETTING DA SOLIDARIEDADE”: PRODUTO EDUCATIVO PROMOTOR DA SAÚDE MENTAL EM PROFISSIONAIS DE LIMPEZA DA FADBA.
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1773Palabras clave:
Solidariedade, Habilidade Social, Saúde Mental, Promoção da SaúdeResumen
A ideia de habilidade social se origina do interacionismo simbólico e é definida como a habilidade de induzir a cooperação dos outros, a atitude do indivíduo deve permitir sua inclusão ao meio, e seu desenvolvimento como um adulto confiante e seguro com maiores probabilidades de uma boa saúde mental.
Para Caballo (1996), “o comportamento socialmente habilidoso é o conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em uma situação interpessoal que expressa seus sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou seus direitos, de um modo adequado ao contexto em que estiver inserido, respeitando o direito do outro e resolvendo e minimizando problemas ou a probabilidade futura dos mesmos”.
A solidariedade é uma habilidade social que envolve a capacidade de se preocupar com os outros, demonstrar empatia, agir em prol do bem-estar coletivo e oferecer suporte emocional e prático aos que necessitam. A etiologia da solidariedade é multifatorial, envolvendo fatores biológicos, psicológicos e sociais. A nível biológico, estudos têm sugerido que a solidariedade pode estar relacionada à liberação de hormônios como a oxitocina, que estão associados a vínculos sociais e comportamentos altruístas.
A nível psicológico, a solidariedade é influenciada pelo desenvolvimento de habilidades socio emocionais, como a empatia e a capacidade de tomar perspetiva do outro. A nível social, a origem da solidariedade está intrinsecamente relacionada à evolução da sociedade humana e à necessidade de cooperação e apoio mútuo para a sobrevivência e o bem-estar do grupo.
A bíblia traz alguns versículos que explicam o que seria a solidariedade, um dos versos mais conhecidos se encontra em Mateus 25,40 - “Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Nessa perspetiva a solidariedade pode ser entendida como aquela que nada mais é do que a condição de quem carrega uma responsabilidade recíproca para com o outro. Jesus deixa isso claro ao mostrar que aquilo feito para com os seus filhos seria recebido como para Ele mesmo.
Visto o que foi apresentado é evidente que é necessário estar de olhos e coração abertos para com o próximo pois é isso que desperta a solidariedade em nosso caráter, assim como os exemplos apresentados por Jesus, seguir seu caminho e seus ensinamentos é o melhor a se fazer. Ajudar a quem precisa deixando de lado preconceitos e visões distorcidas para com o outro, não só com palavras, mas com atitudes visando sempre o que de fato é real e nos preparando para uma nova vida no céu com Ele.