WEBSITE “1MPULSO”: EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUE IMPULSIONA A SUA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1764Palabras clave:
Educação Financeira, Finanças Comportamentais, ImpulsoResumen
A crise de Covid 19 revelou uma face que já era conhecida pela sociedade em relação o uso individual do dinheiro, mas com o fechamento do crédito e o encolhimento da economia a falta de gestão das finanças pessoais mostrou- se ser bem escassa na vida da maior parte da população brasileira.
Durante a pandemia pode se ver como a maioria das pessoas não tem um bom controle da sua vida financeira, com os bancos não liberando crédito e os chefes de família perdendo sua fonte de renda principal e sem um plano de como organizar seus ganhos o que aconteceu foi um completo descontrole e desinformação sobre a saúde financeira dessas famílias, o termômetro que mostrou que algo não estava acontecendo corretamente foi a saúde mental da população.
Nesse contexto que se fundamenta a educação financeira baseada nas finanças comportamentais. Através das finanças comportamentais podemos ajudar o cliente a entender que os fatores cognitivos, emocionais e culturais fazem parte de sua rotina financeira evitando a compra por impulso e trazendo a liberdade econômica.
Conforme MACEDO JR (2023) destaca:
As Finanças Comportamentais buscam entender as decisões de forma descritiva, o que pode servir para o enriquecimento das prescrições dadas aos investidores, admitem a existência de vieses de decisão e consideram que a maioria deles pode e deve ser eliminado.
A educação financeira com foco nas finanças comportamentais é direcionada a diferentes grupos, como crianças, jovens e adultos sem importar a base salarial, pois as finanças comportamentais ajudam os indivíduos a entender os motivos de suas compras e como gerenciar os seus ganhos.