HARD SKILLS E SOFT SKILLS: UMA EVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO NOVO MUNDO

Autores/as

  • Lucas Wesley Santos de Almeida Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Lucas de Souza Soares Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)
  • Jó Santos da Silva Faculdade Adventista da Bahia (FADBA)

DOI:

https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1759

Palabras clave:

Hard skill, Soft skill, Teoria da escola clássica, Administração

Resumen

A escola clássica que surgiu em meio a segunda revolução industrial no século XX vem trazendo a especialização da tarefa, e a produção em massa com o foco em gerência de empresas. Nesse contexto, a busca por competências organizacionais que permitam o alcance de objetivos e a adaptação a novos cenários tornou- se fundamental. Dentre as competências mais valorizadas atualmente estão as Hard Skills e Soft Skills.

As Hard Skills referem-se às habilidades técnicas, específicas e quantificáveis, relacionadas a uma determinada área de atuação. Já as Soft Skills, por outro lado, são habilidades comportamentais, que envolvem aspectos emocionais e sociais, como a capacidade de se comunicar, liderar e trabalhar em equipe.

Para tanto, serão abordados conceitos, exemplos e implicações práticas dessas competências, com base na ótica da escola de gestão clássica a fim de contribuir para uma compreensão mais ampla e aprofundada desses temas. Neste contexto, questiona-se: Como a Escola Clássica aborda o tema “gestão” nas organizações em relação às habilidades técnicas (hard skills) e habilidades interpessoais (soft skills) necessárias para liderar e gerir de forma eficaz?

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Santos de Almeida, L. W., Souza Soares, L., & Santos da Silva, J. (2023). HARD SKILLS E SOFT SKILLS: UMA EVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO NOVO MUNDO. Revista Formadores, 20(Suplementar), e1759. https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1759

Número

Sección

V COSUDI - Ciências Sociais Aplicadas - Produção Técnica e Tecnológica