PROJETO DE EMPREENDEDORISMO: CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO SOBRE NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS
DOI:
https://doi.org/10.25194/rf.v20iSuplementar.1756Palabras clave:
Primeiros socorros, Urgência, Emergência, Promoção da saúdeResumen
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2021 o Brasil registrou 1.616 óbitos na faixa etária de 0 a 14 anos por acidentes domésticos. O país é o 2° do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, e de 2002 a 2020, registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, aponta relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, levando em consideração tais episódios, é de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais, por mais básico que sejam.
Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem inclusive, em muitos casos, salvar vidas. Em situação de emergência a avaliação da vítima e seu atendimento devem ser eficazes, permitindo a redução de sequelas e o aumento da sobre vida.
Apesar de sua grande relevância, tendo em vista a quantidade de agravos à saúde que acontecem cotidianamente, no trânsito, nos domicílios, no ambiente de trabalho e em outros locais, no Brasil, o ensino de primeiros socorros ainda é pouco difundido, prevalecendo o desconhecimento sobre o tema. Acrescenta-se que a população deve estar capacitada para agir em qualquer emergência, prestando atendimento de primeiros socorros. Define-se primeiros socorros como atendimento imediato providenciado à pessoa doente ou ferida e que pode ser realizado pela população em geral (mesma do parágrafo passado).